0006/2010 - Estudos do Profile SoaML

Autores

  • Kate Cerqueira Revoredo Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
  • Leonardo Guerreiro Azevedo Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
  • Flávia Santoro Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
  • Fernanda Baião Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Palavras-chave:

SoaML, profile UML para SOA, modelagem de serviços

Resumo

As técnicas tradicionais para modelagem de aplicações como, por exemplo, UML, não podem ser diretamente aplicadas à modelagem de serviços em uma abordagem SOA. Dessa forma, é necessário estendê-las a fim de que todas as informações inerentes a serviços, seus provedores e consumidores sejam especificadas. Isto pode ser feito utilizando extensões da UML. Estas extensões da linguagem são chamadas de profiles. Estes profiles UML adicionam estereótipos na linguagem para representar artefatos com semântica mais específica. Alguns profiles UML para SOA foram propostos para representar características específicas de SOA como: especificação técnica do serviço, relacionamento do provedor do serviço com seus consumidores, mensagens trocadas etc. Neste relatório são apresentados alguns conceitos básicos sobre SoaML. Este profile foi proposto pela OMG e pretende-se que este se torne um padrão para especificação de artefatos em SOA.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kate Cerqueira Revoredo, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Professora Adjunto I do Departamento de Informática Aplicada (DIA) do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Leonardo Guerreiro Azevedo, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Professor Adjunto I do Departamento de Informática Aplicada (DIA) do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Flávia Santoro, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Professora do Departamento de Informática Aplicada (DIA) do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Fernanda Baião, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Professora do Departamento de Informática Aplicada (DIA) do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Downloads

Publicado

2010-09-18

Como Citar

Revoredo, K. C., Azevedo, L. G., Santoro, F., & Baião, F. (2010). 0006/2010 - Estudos do Profile SoaML. RelaTe-DIA, 4(1). Recuperado de https://seer.unirio.br/monografiasppgi/article/view/966

Edição

Seção

Relatórios