0003/2012 - Propagação de Identidade com o Uso do Framework Spring

Autores

  • Felipe Leão Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
  • Leonardo Guerreiro Azevedo Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
  • Fernanda Baião Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
  • Claudia Cappelli Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Palavras-chave:

Segurança em Banco de Dados, Propagação de Identidade, Injeção de Dependência, Controle de Acesso a Dados, Regras de Autorização, Benchmark TPC-H

Resumo

Segurança da informação é uma questão importante para organizações e inclui várias perspectivas. Propagação de identidade e controle de acesso a dados são algumas destas questões considerando arquiteturas de sistemas de informação em múltiplas camadas. Este trabalho descreve o projeto e a implementação de uma arquitetura para efetivamente garantir segurança de informação, baseado em tecnologias padrões incluindo modificações em objetos padrões do framework Spring para propagação da identidade do usuário, de uma forma não intrusiva, das aplicações cliente até o SGBD onde a regra de autorização deve ser garantida usando uma abordagem RBAC. Testes experimentais foram realizados a fim de avaliar a proposta quando a execução concorrente e de desempenho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe Leão, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Aluno de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Informática da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Leonardo Guerreiro Azevedo, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Professor Adjunto do Departamento de Informática Aplicada (DIA) do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Fernanda Baião, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Professora Adjunto do Departamento de Informática Aplicada (DIA) do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Claudia Cappelli, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Professora Adjunto do Departamento de Informática Aplicada (DIA) do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Downloads

Publicado

2012-10-30

Como Citar

Leão, F., Azevedo, L. G., Baião, F., & Cappelli, C. (2012). 0003/2012 - Propagação de Identidade com o Uso do Framework Spring. RelaTe-DIA, 6(1). Recuperado de https://seer.unirio.br/monografiasppgi/article/view/2152

Edição

Seção

Relatórios