0021/2010 - Projeto com UML e Implementação de serviços em SOA

Autores

  • Thaíssa Diirr Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
  • Flavio Faria Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Leonardo Guerreiro Azevedo Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
  • Flávia Santoro Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
  • Fernanda Baião Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Palavras-chave:

Modelagem de serviços, UML, Especificação de serviços, Projeto de serviços, Implementação de serviços.

Resumo

O gerenciamento do ciclo de vida de serviços introduz a necessidade de uma abordagem diferenciada das utilizadas para os sistemas tradicionais, devido à introdução de novos papéis arquiteturais e tarefas de desenvolvimento. Em Souza et al. [2010], foram realizadas a identificação e análise de serviços a partir de um modelo de processos de negócio, seguindo heurísticas propostas por Azevedo et al.[2009a, 2009b, 2009c, 2009d, 2009e]. Após a análise, as próximas fases do ciclo de vida de serviços são o projeto e a implementação, as quais são o foco deste trabalho. Logo, este trabalho corresponde a uma continuação do estudo de caso realizado por Souza et al. [2010]. Todos os passos realizados foram detalhados, os serviços foram projetados e implementados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thaíssa Diirr, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Aluna do curso de bacharelado em Sistemas de Informação do Departamento de Informática Aplicada do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Flavio Faria, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Aluno de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Informática da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Leonardo Guerreiro Azevedo, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Professor Adjunto do Departamento de Informática Aplicada (DIA) do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Flávia Santoro, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Professora Adjunto do Departamento de Informática Aplicada (DIA) do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Fernanda Baião, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Professora Adjunto do Departamento de Informática Aplicada (DIA) do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Downloads

Publicado

2011-02-17

Como Citar

Diirr, T., Faria, F., Azevedo, L. G., Santoro, F., & Baião, F. (2011). 0021/2010 - Projeto com UML e Implementação de serviços em SOA. RelaTe-DIA, 4(1). Recuperado de https://seer.unirio.br/monografiasppgi/article/view/1328

Edição

Seção

Relatórios