0013/2010 - Testes de desempenho comparando modelo flexível com VPD tradicional

Autores

  • Sergio Puntar Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
  • Leonardo Guerreiro Azevedo Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
  • Fernanda Baião Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
  • Cláudia Cappelli Núcleo de Pesquisa e Prática em Tecnologia (NP2Tec)

Palavras-chave:

RBAC (Role-Based Access Control), VPD (Virtual Private Database), Benchmark TPC-H, Modelo flexível para autorização de informações, Avaliação de desempenho

Resumo

A segurança de dados é uma preocupação fundamental em muitas organizações privadas e governamentais. Contudo a aplicação de um controle de acesso refinado trás outras preocupações como gerenciamento de políticas e impacto no desem-penho. Este trabalho apresenta a avaliação prática de desempenho do mecanismo RBAC (Role-Based Access Control) da Oracle, o Virtual Private Database, quando usado na sua forma tradicional em comparação quando usado em conjunto com o modelo flexível para definição das regras de autorização proposto em trabalhos anteriores. Os testes de desempenho foram executados com base no modelo, dados e consultas do benchmark TPC-H.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sergio Puntar, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Aluno do curso de bacharelado em Sistemas de Informação do Departamento de Informática Aplicada do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Fernanda Baião, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Professor Adjunto do Departamento de Informática Aplicada (DIA) do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Cláudia Cappelli, Núcleo de Pesquisa e Prática em Tecnologia (NP2Tec)

Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa e Prática em Tecnologia (NP2Tec).

Downloads

Publicado

2010-09-18

Como Citar

Puntar, S., Azevedo, L. G., Baião, F., & Cappelli, C. (2010). 0013/2010 - Testes de desempenho comparando modelo flexível com VPD tradicional. RelaTe-DIA, 4(1). Recuperado de https://seer.unirio.br/monografiasppgi/article/view/1206

Edição

Seção

Relatórios