O Que os Países Escutam: Analisando a Rede de Gêneros Musicais ao Redor do Mundo

Maria Luiza Botelho Mondelli, Luiz Manoel Rocha Gadelha Jr., Artur Ziviani

Resumo


Plataformas de streaming de música são cada vez mais populares, facilitando o acesso ao conteúdo musical. Esse efeito amplia o alcance de diferentes estilos musicais, incrementando a diversidade de gêneros musicais escutados nos diferentes países do mundo. A fim de melhor entender essa diversidade, neste artigo foi construída e analisada uma rede complexa de artistas, gêneros musicais e países utilizando dados do Spotify. Como resultado, além de identificar comunidades de países com gêneros musicais semelhantes, nós mostramos como a diversidade de gêneros influencia a estrutura da rede considerada. Nós também classificamos os gêneros musicais mais comumente escutados utilizando métricas de centralidade e analisamos como ocorre a difusão de gêneros ao longo do tempo, incluindo um estudo de caso sobre música viral.

Palavras-chave


Redes complexas; Ciência de redes; Popularidade de música

Texto completo:

PDF

Referências


Barabási, A.-L. (2016). Network science. Cambridge University Press.

Blondel, V. D., Guillaume, J.-L., Lambiotte, R., and Lefebvre, E. (2008). Fast unfolding of communities in large networks. Journal of statistical mechanics: theory and experiment, 2008(10):P10008.

Bryan, N. J. and Wang, G. (2011). Musical influence network analysis and rank of sample-based music. In ISMIR, pages 329–334.

DeNora, T. (2000). Music in everyday life. Cambridge University Press.

Estadão (2017). A história real por trás de despacito, o hit do momento. https://cultura.estadao.com.br/noticias/musica,a-historia-real-por-tras-de-despacito-o-hit-do-momento, 70001836771. Acessado em: 14/09/2018.

Gleiser, P. M. and Danon, L. (2003). Community structure in jazz. Advances in complex systems, 6(04):565–573. IFPI (2017). IFPI facts and stats. http:// www.ifpi.org/facts-and-stats.php. Acessado em: 01/09/2017.

IFPI (2017). IFPI facts and stats. http://www.ifpi.org/facts-and-stats.php. Acessado em: 01/09/2017.

Lambiotte, R. and Ausloos, M. (2005). Uncovering collective listening habits and music genres in bipartite networks. Physical Review E, 72(6):066107.

Lambiotte, R. and Ausloos, M. (2006). On the genre-fication of music: a percolation approach. The European Physical Journal B-Condensed Matter and Complex Systems,50(1):183–188.

Lee, C. and Cunningham, P. (2012). The geographic flow of music. In Proceedings of the International Conference on Advances in Social Networks Analysis and Mining, pages 691–695. IEEE Computer Society.

Mondelli, M. L. B., Gadelha Jr, L. M., and Ziviani, A. (2018). O que os países escutam: Analisando a rede de gêneros musicais ao redor do mundo. In 7º Brazilian Workshop on Social Network Analysis and Mining (BraSNAM 2018), volume 7, pages 148–159. SBC.

Noise, E. (2017). Every Noise at Once. http://everynoise.com/engenremap.html. Acessado em: 01/09/2017.

Pereira, F. S. F., Linhares, C. D. G., Ponciano, J. R., Gama, J., de Amo, S., and Oliveira, G. M. B. (2018). That’s my jam! uma analise temporal sobre a evolucão das preferências dos usuarios em uma rede social de músicas. In 7º Brazilian Workshop on Social Network Analysis and Mining (BraSNAM 2018), volume 7, pages 160–171. SBC.

Rentfrow, P. J. (2012). The role of music in everyday life: Current directions in the social psychology of music. Social and personality psychology compass, 6(5):402–416.

Shakya, A., Gurung, B., Thapa, M. S., Rai, M., and Joshi, B. (2017). Music classification based on genre and mood. In International Conference on Computational Intelligence, Communications, and Business Analytics, pages 168–183. Springer.

Smith, R. D. (2006). The network of collaboration among rappers and its community structure. Journal of Statistical Mechanics: Theory and Experiment, 2006(02):P02006.

Trefzger, T., Rose, M., Baccarella, C., and Voigt, K.-I. (2015). Streaming killed the download star! how the business model of streaming services revolutionizes music distribution. Journal of Organizational Advancement (Online), Strategie and lnstitutional Studies, 7(1):29–39.

Veja (2017). Despacito é a música mais tocada na história do streaming.https://veja.abril.com.br/entretenimento/despacito-e-a-musica-mais-tocada-na-historia-do-streaming. Acessado em: 14/09/2018.

Vlegels, J. and Lievens, J. (2017). Music classification, genres, and taste patterns: A ground-up network analysis on the clustering of artist preferences. Poetics, 60:76–89.




Article Metrics

Metrics Loading ...

Metrics powered by PLOS ALM


iSys - Revista Brasileira de Sistemas de Informação - CESI/SBC
ISSN Eletrônico: 1984-2902