A crise de identidade dos cursos de Sistemas de Informação é percebida “além-muros” das universidades no sul do Brasil?

Rita Cristina Galarraga Berardi, Silvia Amelia Bim

Resumo


Uma das preocupações que envolvem tanto a pesquisa quanto a formação acadêmica brasileira em Sistemas de Informação (SI) diz respeito à identidade que os cursos de SI buscam alcançar. É sabido que há uma crise inerente a essa identidade devido às fundações da área terem sido construídas por duas comunidades divergentes e complementares entre si: de um lado a Computação - com sua objetividade algorítmica e soluções tecnológicas - de outro, a Administração, com sua subjetividade e reflexão sistêmica sobre os contextos em que as soluções tecnológicas estão inseridas. O objetivo deste trabalho é identificar se essa crise é percebida pelos estudantes antes de ingressar no curso ou somente depois, além de verificar como essa percepção é construída. Os procedimentos metodológicos incluíram métodos quantitativos e qualitativos para análise descritiva estatística e empírica de dados coletados de estudantes de cursos de SI, bem como estudo documental nos sites dos cursos de SI. Como resultado obtido, por meio de 133 estudantes de 4 cursos da região sul do Brasil, foi possível detectar que a crise pode sim ocorrer “além-muros”, visto que uma boa parcela de estudantes cria uma falsa expectativa quanto ao curso, esperando seu enfoque exclusivamente em programação.

Palavras-chave


Crise de Identidade; Sistemas de Informação; Além-muros; Sul do Brasil

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iSys - Revista Brasileira de Sistemas de Informação - CESI/SBC
ISSN Eletrônico: 1984-2902