A iSys é uma revista científica voltada para a área de Sistemas de Informação. Sua missão é promover e disseminar o estado da arte da área no Brasil. Seu público-alvo é formado por pesquisadores, professores, alunos e profissionais da área de Sistemas de Informação.

A submissão à iSys ocorre por demanda contínua, através de artigos científicos, mas também por versões estendidas de artigos selecionados de eventos relacionados que são apoiados pela revista. A partir de 2015, estão sendo planejadas edições temáticas, além de levantamentos sistemáticos, artigos descrevendo sistemas e protótipos, casos de inovação em sistemas de informação, bem como entrevistas com personalidades da área de Sistemas de Informação.

O processo de avaliação ocorre com o apoio de pesquisadores experientes na área de Sistemas de Informação. Em geral, os artigos são revistos por dois ou três avaliadores, que consideram diversos critérios como a apresentação do trabalho, a contribuição científica, a qualidade da análise de dados e a relevância do trabalho para a comunidade.

Atualmente, o tempo médio de cada rodada de avaliação é cerca de três meses.

Os avaliadores são escolhidos de acordo com sua produção científica e tecnológica em Sistemas de Informação, bem como sua experiência na área.

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Portanto, nenhuma taxa é requerida aos autores ou leitores dos artigos.

A iSys - Revista Brasileira de Sistemas de Informação foi criada em 2008 no Programa de Pós-Graduação em Informática da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Desde sua concepção, a iSys foi planejada para ser um fórum de publicação científica da área de Sistemas de Informação no Brasil. Em 2013, a iSys foi abraçada pela comunidade de Sistemas de Informação no Brasil, tornando-se a revista oficial da Comissão Especial de Sistemas de Informação (CESI), da Sociedade Brasileira de Computação (SBC).