O Portal de Periódicos da UNIRIO é uma demanda da comunidade acadêmica da Universidade e uma ação do Grupo de Trabalho composto pela Portaria nº 403/2014 com o objetivo de planejar e desenvolver ações associadas à Biblioteca Digital da UNIRIO e é por excelência, o canal de divulgação da produção científica publicada nos periódicos da UNIRIO, que visa reunir e disponibilizar em um único ambiente os periódicos científicos eletrônicos, em acesso aberto, vinculados aos programas de pós-graduação, graduação, núcleos de pesquisas e laboratórios oficialmente reconhecidos pela universidade.

O Portal utiliza o Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER), software traduzido e customizado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), a partir do Open Journal Systems (OJS), software de gerenciamento e publicação de revistas eletrônicas, desenvolvido pelo Public Knowledge Project (PKP). O SEER é um recurso tecnológico que contempla ações essenciais à automação das atividades do processo de editoração de periódicos científicos, permitindo uma melhoria na avaliação da qualidade dos periódicos e uma maior rapidez no fluxo das informações.

Diretrizes do Portal de Periódicos da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Diretrizes para atribuição do Digital Object Identifier aos periódicos hospedados no Portal de Periódicos da UNIRIO


☰☰☰☰☰☰☰☰☰☰☰☰☰☰☰☰☰☰☰☰☰☰☰☰☰☰☰☰☰☰☰☰☰☰☰☰☰☰☰☰☰

 

Suporte Técnico do Portal - Solicitamos que entrem em contato preferencialmente por e-mail.

Setor de Informação Digital

Fone: (21) 2542-1228 

E-mail: biblioteca.sid@unirio.br

 

☰☰☰☰☰☰☰☰☰☰☰☰☰☰☰☰☰☰☰☰☰☰☰☰☰☰☰☰☰☰☰☰☰☰☰☰☰☰☰☰☰





Revistas

  • Ação: Arte do Ator em Revista


    Escopo e missão




    AÇÃO: ARTE DO ATOR EM REVISTA é um periódico semestral dedicado à reflexão sobre a arte do ator. A missão de nosso periódico, desta forma, é valorizar e dar visibilidade aos estudos sobre esta arte específica, em suas diferentes possibilidades: discussões sobre atuação cênica, procedimentos, teorias e pedagogias do ator criadas e desenvolvidas em tempos e espaços variados, além de debates sobre atores específicos, ensaios que versem sobre a prática da atuação em diferentes suportes (cinema, televisão, rádio etc.) e sobre a relação entre atores e outras artes, estudos sobre a historicidade das práticas dos atores, dentre outras tantas. Buscamos, assim, com a criação da revista, ter um espaço permanente para o desenvolvimento dos debates sobre a arte do ator, fazendo com que os interessados possam ter em nosso periódico um repositório consistente de textos e reflexões sobre o tema. Todo o conteúdo do periódico é divulgado em acesso aberto, em nosso site, de maneira gratuita. A idealização e o desenvolvimento da revista são uma iniciativa do Departamento de Interpretação da UNIRIO, da Oficina de Estudos Teatrais do Instituto de História da UFRJ e do Departamento de Letras Anglo-Germânicas da UFRJ.



    A revista tem periodicidade semestral e utiliza Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional.


    e-ISSN: 2764-0442  | Ano de criação: 2021 | Área do conhecimento: Linguística, Letras e Artes | Qualis: 

  • Alcancead

    A Revista Eletrônica ALCANCEAD, publicação científica da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO, sob a responsabilidade da Coordenação de Educação a Distância, tem o propósito de divulgar a produção científica de pesquisadores brasileiros e estrangeiros, propiciando um diálogo entre os diferentes campos da educação a distância através da publicação de artigos e ensaios inéditos, resenhas, entrevistas, entre outras contribuições acadêmicas.
    Um dos diferenciais da ALCANCEAD é ter em sua rede de autores atuantes no cotidiano dos cursos de graduação e pós-graduação que desenvolvem projetos em linhas de pesquisa destinadas ao estudo e desenvolvimento da educação a distância.

  • Anais do SIMPOM

    Os Anais do SIMPOM abrigam comunicações de pesquisadores brasileiros e conferencistas internacionais, bem como de pós-graduandos em música ou com pesquisa em música em outras áreas apresentados no evento. Os artigos são submetidos à avaliação pelo Comitê Científico de cada SIMPOM, organização bienal do PPGM-UNIRIO.

  • Caderno de Direito e Políticas Públicas

    O Caderno de Direito e Políticas Públicas (CDPP) é um periódico científico oferecido em formato digital e gratuito com o ISSN a definir para fins acadêmicos e busca disseminar pesquisas na área de interface entre DIreito e Políticas Públicas, através da publicação de artigos científicos, trabalhos acadêmicos resultantes de iniciação ou resultando em monografias e TCC, bem como resenhas de livros e análises de jurisprudência.

    Editor-Chefe:

    Prof. Dra. Claudia Tannus Gurgel do Amaral (Universidade Federal do Estado de Río de Janeiro)

    Coeditor-Chefe:
    Prof. Dr. Emerson Affonso da Costa Moura (Universidad Federal do Estado de Río de Janeiro)

    ***

    El Caderno de Direito e Pública Policias (CDPP) es una revista científica que se ofrece en formato digital y gratuito con ISSN para definir con fines académicos y busca difundir la investigación en la interfaz entre Derecho y Políticas Públicas, a través de la publicación de artículos científicos, trabajos antecedentes académicos resultantes del inicio o de monografías y TCC, así como reseñas de libros y revisiones de jurisprudencia.

    Editor en jefe:
    Prof. Dra. Claudia Tannus Gurgel do Amaral (Universidad Federal del Estado de Río de Janeiro)

    Coeditor en jefe:
    Prof. Dr. Emerson Affonso da Costa Moura (Universidad Federal del Estado de Río de Janeiro)

    ***

    The Journal of Law and Public Policies (CDPP) is a scientific journal offered in free digital format with ISSN to be defined for academic purposes and seeks to disseminate research on the interface between Law and Public Policy, through the publication of scientific articles, works academic background resulting from initiation or resulting in monographs and CBT, as well as book reviews and case law reviews.

    Editor in Chief:
    Prof. Dr. Claudia Tannus Gurgel do Amaral (Federal University of the State of Rio de Janeiro)

    Co-editor in Chief:
    Prof. Dr. Emerson Affonso da Costa Moura (Federal University of the State of Rio de Janeiro)

    Editora chefe:
    Profa. Dra. Claudia Tannus Gurgel do Amaral (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro)

    Co-editor-chefe:
    Prof. Dr. Emerson Affonso da Costa Moura (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro)

  • Cadernos do Colóquio

    Cadernos do Colóquio é uma publicação de periodicidade anual, veiculando versões integrais selecionadas de trabalhos de pós-graduandos apresentados no Colóquio de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Música da UNIRIO. A publicação acolhe também as contribuições dos palestrantes convidados pela Comissão de Organização do Colóquio. DESCONTINUADA APÓS INÍCIO DOS ANAIS DO SIMPOM.
  • DEBATES - Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Música

    A Revista DEBATES, Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Música da UNIRIO volta a ser publicada depois de cinco anos de pausa. Foram mantidas a qualidade e o compromisso com a divulgação de novos saberes na área da Música, bem como a sistemática de focos, ou seja, cada edição terá ênfase em uma súbárea da música (musicologia, práticas interpretativas, educação musical, etnomusicologia, composição, linguagem e estruturação/teoria da música, e outras).

    A revista tem periodicidade semestral e utiliza a licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual.

    e-ISSN: 2359-1056 | Ano de criação: 1997 | Área do conhecimento: Música | Qualis: B1 (Artes)

  • Humanidades em Revista

    "Humanidades em Revista” - ISSN 2674-6468. Revista eletrônica discente do Centro de Ciências Humanas e Sociais, com trabalhos de discentes das Escolas e Programas de Pós-Graduação em Humanidades e áreas afins da UNIRIO e de outras instituições acadêmicas voltadas para o ensino e pesquisa. Destina-se a público aberto e tem como proposta viabilizar e apoiar a divulgação de trabalhos em que os discentes sejam os protagonistas


    O periódico tem caráter interdisciplinar e multidisciplinar compreendendo as Ciências Humanas e áreas afins às Humanidades ou demais áreas de conhecimento que proponham temas com interface com as Humanidades. Por exemplo: Ciências da Linguagem, Letras e Artes, História, História das Ciências puras e aplicadas, Saúde, Direito, Arqueologia, Memória social, Museologia e Patrimônio, Turismo, Psicologia e Psicanálise, Pedagogia, Sociologia, Filosofias pura e aplicada, Geografia Humana, Economia, Biblioteconomia, Arquivologia etc.

  • iSys - Brazilian Journal of Information Systems

    iSys é uma publicação científica da Comissão Especial de Sistemas de Informação (CESI) da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI) do Departamento de Informática Aplicada (DIA) da UNIRIO. A revista publica trabalhos que analisem sistemas de informação sob três perspectivas: desenvolvimento, gestão e infra-estrutura. Além das submissões para as chamadas temáticas (ou edições especiais), a iSys também recebe submissões em fluxo contínuo. Para as submissões, os autores devem observar as políticas e informações relacionadas à submissão.
  • Psicanálise & Barroco em Revista

    Psicanálise & Barroco em revista é um periódico eletrônico editado semestralmente desde 2010. Após passar um período vinculado à  linha de pesquisa Memória Subjetividade e Criação do Programa de Pós-Graduação em Memória Social, hoje encontra-se vinculado ao Departamento de Fundamentos da Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Seu início deu-se  em 2003  como publicação do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Subjetividade e Cultura da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Define-se como uma revista que contempla vários saberes, valorizando a interlocução da psicanálise com a arte, a cultura, a filosofia, a literatura,  a memória e à educação. 

  • RAÍZES E RUMOS

    A revista RAÍZES E RUMOS é uma publicação oficial da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (PROExC-UNIRIO), semestral, destinada à divulgação científica de projetos e ações do campo extensionista, reunindo trabalhos de diferentes áreas do conhecimento desenvolvidos por docentes, discentes e funcionários no âmbito acadêmico. Com o objetivo divulgar as atividades científicas e culturais no campo da extensão universitária, a RAÍZES E RUMOS estimula a troca de experiências extramuros, envolvendo a comunidade acadêmica e a sociedade, privilegiando o intercâmbio de saberes e fazeres, em sintonia com os anseios contemporâneos por diálogos construtivos.

  • REVISTA DIREITO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS

    Direito das Políticas Públicas: Revista do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) é uma publicação científica semestral.

    A revista tem como objetivo promover e incentivar o desenvolvimento científico acadêmico no âmbito da área de concentração do Programa de Pós-Graduação em Direito da UNIRIO – Estado, Sociedade e Políticas Públicas – abrangendo as suas duas linhas de pesquisa: 1 – Estado, Constituição e Políticas Públicas; 2 – Direito, Políticas Públicas e Sustentabilidade.

    São publicados estudos teóricos, conceituais, analíticos e aplicados, assim como traduções e resenhas, visando ao aprofundamento e ao debate crítico na área.

    Os artigos publicados são inéditos e submetidos à avaliação pelo método double blind review.

    Todo o material publicado é de acesso livre e gratuito, estando submetido à licença Creative Commons.

     

  • Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online

    Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental 


    RPCFO é um revista científica, peer reviewed editada pelos Programas de Pós-Graduação em Enfermagem - da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.  Estas unidades de ensino são acolhidas pela Escola de Enfermagem Alfredo Pinto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO. O objetivo da revista é divulgar conhecimento científico produzido no campo específico das ciências da enfermagem, com uma abordagem interdisciplinar englobando a educação, as ciências da vida e as ciências da saúde. Tem como missão, divulgar a Ciência da Enfermagem e da Saúde. Aceita manuscritos nos idiomas português, inglês e espanhol. É publicada somente na versão eletrônica por meio de fascículos em fluxo contínuo e números temáticos. A RPCFO tem como missão, divulgar a Ciência da Enfermagem e da Saúde. Aceita manuscritos nos idiomas português, inglês e espanhol. É publicada somente na versão eletrônica por meio de fascículos em fluxo contínuo e números temáticos.
    Manuscritos redigidos em português ou espanhol, deverão ser traduzidos para o inglês em sua versão final, tendo em vista que a RPCFO publica seus artigosa em inglês e português.
    Os manuscritos devem destinar-se exclusivamente à RPCFO, não sendo permitida sua submissão simultânea a outro(s) periódico(s).
    Declaração sobre Ética e Integridade em Pesquisa
    Para a publicação, a RPCFO considera condição sine qua non que os manuscritos submetidos tenham cumprido as diretrizes ético-legais que envolvem a elaboração de trabalhos acadêmicos e/ou técnico-científicos e a pesquisa com seres humanos ou com animais.
    Em se tratando de pesquisa envolvendo seres humanos, e atendendo o disposto na Resolução CNS nº 466/2012 (http://aplicacao.saude.gov.br/plataformabrasil/login.jsf), o(s) autor(es) deve(m) mencionar no manuscrito, a aprovação do projeto por Comitê de Ética reconhecido pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa, do Conselho Nacional de Saúde (CONEP-CNS), ou por órgão equivalente, quando tiver sido executada em outro país.
    A RPCFO adota a exigência da Organização Mundial da Saúde e do Comitê Internacional de Editores de Revistas Médicas de registro prévio dos ensaios clínicos (estudos experimentais randomizados) em plataforma que atenda os critérios elaborados por estas duas organizações (Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos – REBEC (http://www.ensaiosclinicos.gov.br/)
    Na pesquisa experimental, envolvendo animais, deve ser respeitada a Lei nº 11.794, de 8 de outubro de 2008, que regulamenta o inciso VII do §1º do Art. 225 da Constituição Federal, estabelecendo procedimentos para o uso científico de animais; e as normas estabelecidas no Guide for the Care and Use of Laboratory Animals(Institute of Laboratory Animal Resources, National Academy of Sciences, Washington, D.C., Estados Unidos), de 1996, e nos Princípios Éticos na Experimentação Animal (Colégio Brasileiro de Experimentação Animal – COBEA, disponível em: www.cobea.org.br), de 1991. Estas informações devem constar no método de acordo com a recomendação do ARRIVE (https://www.nc3rs.org.uk/arrive-guidelines)
    A RPCFO apoia as Recomendações para a Condução, Relatório, Edição e Publicação de Trabalhos Acadêmicos em Revistas Médicas (Recommendations for the Conduct, Reporting, Editing, and Publication of Scholarly Work in Medical Journals), do Comitê Internacional de Editores de Revistas Médicas (International Committee of Medical Journal Editors). Essas recomendações, relativas à integridade e padrões éticos na condução e no relatório de pesquisas, estão disponíveis na URL http://www.icmje.org/urm_main.html.
    Apoia, também, os padrões internacionais para publicação de pesquisa responsável, desenvolvidos pelo COPE (Committee on Publication Ethics) e destinados a editores e autores (disponíveis em: http://publicationethics.org/international-standards-editors-and-authors)
    Conceitos, ideias ou opiniões emitidos nos manuscritos, bem como a procedência e exatidão das citações neles contidas, são de inteira responsabilidade do(s) autor(es).
    A RPCFO adota o sistema Ithenticate para identificação de plagiarismo. Práticas que ferem a integridade científica como plágio e autoplágio serão levadas para avaliação do Conselho Editorial para decisão das penalidades como: suspensão de publicar no periódico por período determinado pelo Conselho Editorial. Os autores serão imediatamente comunicados de todas as etapas deste processo.
    CATEGORIAS DE MANUSCRITOS
    Tipos de artigos considerados: Artigos originais de pesquisa, Revisões sistemáticas e Revisões integrativas de literatura.


    Tem  periodicidade de fluxo contínuo e utiliza a licença Creative Commons CC BY NC ND.


    e-ISSN: 2175-53-61 | Ano de criação: 1997 | Área do conhecimento: Enfermagem | Qualis: B2 (Enfermagem)

  • Revista Eletrônica de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde

    A Revista de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde propicia espaço de reflexão e aprofundamento do conhecimento de questões da prática, do ensino, pesquisa e inovação em saúde , em níveis nacional e internacional.


    A revista é publicada em fluxo contínuo, aceitando manuscritos em português, inglês ou espanhol, nas categorias artigo original, reflexão, relato de experiência e revisão, etc. As contribuições destinadas a divulgar resultados de pesquisa original inédita têm prioridade para publicação. Os números especiais são publicados a critério do Conselho Diretor e Editores Associados. Todos os manuscritos são publicados em duas versões, sendo uma delas o inglês, visando abranger o maior número de leitores mundialmente.

  • Revista Eletrônica do Polo de Niterói

    Revista Eletrônica do Polo de Niterói é um periódico eletrônico desenvolvido a partir do Projeto de Extensão: Comunicação Científica em EAD.

    Esta publicação foi destinada a promover e estimular a comunicação científica no âmbito da educação a distância, fomentando a produção e circulação de novos conhecimentos em meio eletrônico.

    Este periódico teve uma única edição e não está mais recebendo artigos para publicação.