The nursing professionals’ engagement to educational practices / Adesão dos profissionais de enfermagem às práticas educacionais

Autores

  • Winnie Taíse Pena Macêdo Universidade Federal do Pará http://orcid.org/0000-0002-2237-0788
  • Brena Melo Figueiredo Universidade Federal do Pará
  • Danielle Saraiva Tuma dos Reis HOSPITAL UNIVERSITÁRIO JOÃO DE BARROS BARRETO/ UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
  • Silvia Helena Portilho Barros HOSPITAL UNIVERSITÁRIO JOÃO DE BARROS BARRETO/ UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
  • Maximira Carlota de Araújo Ramos HOSPITAL UNIVERSITÁRIO JOÃO DE BARROS BARRETO/ UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
  • Silvio Eder Dias da Silva Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2019.v11i4.1058-1064

Palavras-chave:

Educação em saúde, Enfermagem, Capacitação

Resumo

Objetivo: Compreender as causas que levam a não adesão dos profissionais de enfermagem às capacitações realizadas no hospital. Métodos: Estudo de caráter exploratório-descritivo, do tipo transversal e de cunho qualitativo, realizado com profissionais de enfermagem de uma clínica de hospital de Belém-Pa por meio de questionários. Resultados: O total da população deste estudo é composta de 25 funcionários: 5 enfermeiros, 11 técnicos de enfermagem, 8 auxiliares de enfermagem. Após a análise dos questionários, identificou-se 3 categorias: Conclusão: Os resultados demonstram a necessidade de se adaptar as práticas da Educação Permanente em Saúde a realidade do profissional e da instituição.  É importante salientar que apesar das dificuldades enfrentadas pelos profissionais, eles compreendem a importância da Educação Permanente, isso demostra relevância deste estudo, pois percebendo o porquê das causas da não adesão pode-se trabalhar em medidas que reduzam a dispersão do profissional de enfermagem nas atividades educativas no local de trabalho.

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Biografia do Autor

Winnie Taíse Pena Macêdo, Universidade Federal do Pará

ENFERMEIRA GRADUADA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)

Brena Melo Figueiredo, Universidade Federal do Pará

ENFERMEIRA GRADUADA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)

Danielle Saraiva Tuma dos Reis, HOSPITAL UNIVERSITÁRIO JOÃO DE BARROS BARRETO/ UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

ENFERMEIRA. MESTRE EM PATOLOGIA EM DOENÇAS TROPICAIS DA UFPA. BELÉM/PA, BRASIL.

 

Silvia Helena Portilho Barros, HOSPITAL UNIVERSITÁRIO JOÃO DE BARROS BARRETO/ UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

ENFERMEIRA. ESPECIALISTA EM ENVELHECIMENTO E SAÚDE DO IDOSO.

Maximira Carlota de Araújo Ramos, HOSPITAL UNIVERSITÁRIO JOÃO DE BARROS BARRETO/ UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

ENFERMEIRA. ESPECIALISTA EM SAÚDE DA FAMÍLIA.

Silvio Eder Dias da Silva, Universidade Federal do Pará

ENFERMEIRO. DOUTOR EM ENFERMAGEM. PROFESSOR DO DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

Referências

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Publicado

2019-07-01

Como Citar

1.
Macêdo WTP, Figueiredo BM, dos Reis DST, Barros SHP, Ramos MC de A, da Silva SED. The nursing professionals’ engagement to educational practices / Adesão dos profissionais de enfermagem às práticas educacionais. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 1º de julho de 2019 [citado 29º de março de 2024];11(4):1058-64. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6923

Edição

Seção

Artigo Original

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