Preventive care for asthma and multidisciplinary team social work: art and education experience / Cuidado preventivo em asma e o serviço social em equipe multidisciplinar: experiência de arte e educação

Autores

  • Angela Maria Caulyt Santos da Silva Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória - EMESCAM

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.rpcfo.v12.8217

Palavras-chave:

Asma, Prevenção, Serviço Social, Equipe Multidisciplinar, Arte e Educação.

Resumo

Objetivo: Descrever sobre a experiência em arte educação do Serviço Social em equipe multiprofissional, no cuidado preventivo à asma, e as mudanças sentidas pelos participantes do “Coral Voices em Superação”, mediante as (inter)experiências e vivências de cantar e conviver com a asma. Método: Pesquisa qualitativa, empírica, bibliográfica e fenomenológica. Com uso de diário de campo, entrevista semiestruturada e análise de conteúdo. Participaram 14 mulheres e um homem entre 23 e 75 anos, acompanhados no Centro de Referência em Asma. Resultado: Arte educação, por meio da música, é um recurso para o assistente social potencializar a autoestima de pessoas em tratamento de asma. Conclusão: O convívio de pessoas com asma, em uma atividade de arte educação, influencia na sua qualidade de vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Angela Maria Caulyt Santos da Silva, Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória - EMESCAM

Doutora e Mestre em Educação. Especialista em Políticas e Práticas Sociais em Saúde. Assistente Social.

Professora Universitária - Mestrado em Políticas Públicas e desenvolvimento Local

Referências

Ribeiro-Silva RC, Barreto ML, Ramos D, Cruz AA, Oliveira-Campos M, Malta DC. Tendência da asma na adolescência no Brasil: resultados da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) 2012 e 2015, Rev. bras. epidemiol. vol. 21supl.1, São Paulo, 2018, Epub 29-Nov-2018. <http://dx.doi.org/10.1590/1980-549720180017.supl.1>. Accessed on: 23 mar. 2019.

Organização Mundial da Saúde. Fact sheet nº 307: Asthma [Internet]. 2017. Disponível em: <http://www.who.int/mediacentre/factsheets/fs307/en/>. Accessed on: 25 mar. 2019.

Oliveira MA. Epidemiologia da asma: é necessário ampliar nossos conceitos. J. bras. pneumol.vol.44 no.5 São Paulo set./out. 2018. <http://dx.doi.org/10.1590/s1806-37562018000050004>. Accessed on: 24 mar. 2019.

Roncada C, Soldera K, Andrade J, Bischoff LC, Bugança BM, Cardoso TA, Pitrez PM. Avaliação da qualidade de vida de pais e cuidadores de crianças asmáticas. Rev Paul Pediatr. vol.36, no.4, São Paulo out./dez. 2018. <http://dx.doi.org/10.1590/1984-0462/;2018;36;4;00012>. Accessed on: 23 mar. 2019.

Silva MVS, Miranda GBN, Andrade MA. Sentidos atribuídos à integralidade: entre o que é preconizado e vivido na equipe multidisciplinar. Interface 21 (62) Jul-Sep 2017. <https://doi.org/10.1590/1807-57622016.0420>. Accessed on 23 mar. 2019.

Sodré F. O Serviço Social entre a prevenção e a promoção da saúde: tradução, vínculo e acolhimento. Serv. Soc. Soc. 2014.(117): 69-83. <http://www.scielo.br/pdf/sssoc/n117/05.pdf>. Accessed on: 4 abr. 2015.

Dartigues A. O que é fenomenologia? São Paulo: Centauro; 2005.

Silva RV, Oliveira WF. O método fenomenológico nas pesquisas em saúde no Brasil: uma análise de produção científica. Trab. educ. saúde vol.16 no.3 Rio de Janeiro set./dez. 2018. <http://dx.doi.org/10.1590/1981-7746-sol00162>. Accessed on: 24 mar. 2019.

Forghieri YC. Psicologia fenomenológica: fundamentos, métodos e pesquisas. 3. ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning; 2002.

Franco MLPB. Análise de conteúdo. 2. ed. Brasília: Liber Livro; 2005.

Peixoto AJ. Interação entre fenomenologia & Educação. São Paulo: Alínea; 2003.

Santos CM, Backx S, Guerra Y. A dimensão técnico-operativa no Serviço Social: desafios contemporâneos. 2. ed. Juiz de Fora: Editora UFJF; 2013.

Boff L. Saber cuidar. Ética do Humano – Compaixão pela Terra. Rio de Janeiro: Vozes; 1999.

Frossard VC, Dias MCM. O impacto da internet na interação entre pacientes: novos cenários em saúde. Interface. 2016; 20(57): 349-61. < http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622014.1334>. Accessed on: 3 abr. 2017.

Prates JC. A arte como matéria-prima e instrumento de trabalho para o assistente social. Textos & Contextos. 2007; 6(2): 221-32. http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fass/article/view/2313/3244. Accessed on: 2 abr. 2017.

Publicado

2021-05-01

Como Citar

1.
Silva AMCS da. Preventive care for asthma and multidisciplinary team social work: art and education experience / Cuidado preventivo em asma e o serviço social em equipe multidisciplinar: experiência de arte e educação. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 1º de maio de 2021 [citado 18º de abril de 2024];12:380-5. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/8217

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics