Educational technologies for cardiopathy / Tecnologias educativas direcionadas à cardiopatas

Maria Sinara Farias, Lúcia Fátima Silva, Aurilene Lima Silva, Lia Furtado Barros, Hugo Souza Pinheiro

Resumo


Objetivo: identificar as tecnologias utilizadas por enfermeiros no processo educativo de pessoas com cardiopatia no ambiente hospitalar. Método: trata-se de uma revisão integrativa realizada nas bases de dados virtuais Pubmed, Scielo e Lilacs. Foram selecionados dez publicações e ao final, foi realizado uma análise dos estudos selecionados a fim de identificar sua relevância e aplicabilidade. Resultados: verifica-se a grande diversidade de tecnologias elaboradas e implementadas, variando entre programas educativos com a utilização de vídeos, questionários e instrumentos, programas de rastreamento, de acompanhamento após alta hospitalar, encontros grupais e momentos educativos direcionados aos pacientes no ambiente da pesquisa. Conclusão: foi identificado uma grande variedade de tecnologias utilizadas por enfermeiros no processo educativo de pessoas com cardiopatia no ambiente hospitalar, o que contribui para diminuição do tempo de internação hospitalar, menores índices de reinternações e reincidências por Doenças Cardiovasculares, atuando ainda na reabilitação cardiovascular do paciente.


Palavras-chave


Enfermagem; Doenças cardiovasculares; Educação em saúde

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DOI: http://dx.doi.org/10.9789/2175-5361.rpcfo.v12.8625 

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