ASSESSMENT OF PAIN IN INFANTS IN THE NEWBORN INTENSIVE CARE UNIT UNDER THE OBSERVATION OF THE NURSING PROFESSIONALS OF A UNIVERSITY HOSPITAL

Autores

  • Rosangela Lucia do Nascimento Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).
  • Leila Rangel da Silva Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Maíra Domingues Bernardes Silva Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Marialda Moreira Christoffel Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2010.v2i4.%25p

Palavras-chave:

Enfermagem, Cuidados de Enfermagem, Dor, Unidades de Terapia Intensiva Neonatal

Resumo

Objetivos: identificar como os enfermeiros avaliam a dor dos recém nascidos (RN) internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) de um Hospital Universitário do Rio de Janeiro (RJ) e descrever a atuação dos enfermeiros no manejo da dor desses RN.

Métodos: Estudo descritivo-exploratório, com abordagem qualitativa.  Foi realizada uma entrevista semiestruturada com sete enfermeiros da UTIN do Serviço de Pediatria de um Hospital Universitário/RJ.

Resultados: Os dados foram analisados segundo à Análise Temática, emergindo três categorias: 1) Crenças sobre a dor do recém-nascido em UTI Neonatal; 2) Identificação e avaliação da dor do recém-nascido em UTI Neonatal; 3) Cuidando da dor do recém-nascido em UTI Neonatal.

Conclusão: Os enfermeiros que atuam em UTIN devem ter conhecimento suficiente sobre a fisiologia, os fatores comportamentais e culturais que podem influenciar a dor dos RN nestas unidades e principalmente no planejamento do cuidado individualizado durante a realização de procedimentos invasivos. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosangela Lucia do Nascimento, Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Enfermeira Neonatologista

Leila Rangel da Silva, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Enfermagem. Enfermeira Obstetra. Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil (DEMI) da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto (EEAP)/UNIRIO. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Núcleo de Pesquisa, Experimentação e Estudos em Enfermagem na Área da Mulher e da Criança (NuPEEMC). Orientadora do Estudo.

Maíra Domingues Bernardes Silva, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeira. Mestranda em Enfermagem do Programa de Pós-Graduação da UNIRIO – BOLSISTA CAPES. Secretária do NuPEEMC. Co-Orientadora do Estudo.

Marialda Moreira Christoffel, Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutora em Enfermagem. Enfermeira Pediátrica. Professora Adjunta do DEMI da Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Downloads

Publicado

2010-12-01

Como Citar

1.
Nascimento RL do, Silva LR da, Silva MDB, Christoffel MM. ASSESSMENT OF PAIN IN INFANTS IN THE NEWBORN INTENSIVE CARE UNIT UNDER THE OBSERVATION OF THE NURSING PROFESSIONALS OF A UNIVERSITY HOSPITAL. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 1º de dezembro de 2010 [citado 19º de abril de 2024];2(4). Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/856

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics