Educational practices on the anxiety control of patients in pre-operative heart surgery: integration review / Práticas educativas no controle da ansiedade de pacientes em pré-operatório de cirurgia cardíaca: revisão integrativa

Luana Maria Bráz Benevides, Lúcia de Fátima da Silva, Gabriela Costa e Silva, Maria Sinara Farias

Resumo


Objetivo: descrever, com base na literatura, as contribuições das práticas educativas para o controle da ansiedade de pacientes em pré-operatório de cirurgia cardíaca. Método: trata-se de uma revisão integrativa realizada no período de novembro a dezembro de 2017 nas Bases de Dados PUBMED, BDENF – BIREME, SCIELO E MEDLINE, com a inclusão de 24 artigos que compuseram esse estudo. Resultados: Sobre o diagnóstico ansiedade, os artigos analisados mostraram maior presença no sexo feminino, em diferentes faixas etárias, mas mais prevalente em idades mais avançadas. Educação em saúde tem apresentado excelente resultados na diminuição da ansiedade, que uma vez realizada pelo enfermeiro, potencializa o cuidado. Conclusão: Processos educativos realizados no pré-operatório de cirurgia cardíaca, auxiliam para uma boa recuperação, pois com o envolvimento do paciente no processo, o tornará tranquilo e confortável.


Palavras-chave


Ansiedade; Cirurgia Cardíaca; Enfermagem; Educação em saúde; Empatia

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DOI: http://dx.doi.org/10.9789/2175-5361.rpcfo.v12.8496 

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