Nursing consultation with a syndromic approach: perspectives of nursing education / Consulta de enfermagem com abordagem sindrômica: perspectivas do ensino por enfermeiros

Claudia Maria Messias, Ann Mary Machado Tinoco Feitosa Rosas, Harlon França de Menezes, Geilsa Soraia Cavalcanti Valente

Resumo


Objetivo: compreender o significado do ensino da consulta de enfermagem com abordagem sindrômica para enfermeiros. Método: pesquisa qualitativa, sustentada na Fenomenologia Social, realizada com 19 enfermeiros docentes e assistenciais de quatro hospitais universitários da região metropolitana do Rio de Janeiro, em 2013. Os depoimentos foram analisados e organizados em categorias concretas do vivido. Resultados: destacaram-se as categorias: “Demonstrar a prática da consulta de enfermagem com abordagem sindrômica”, “Oportunizar o desenvolvimento de habilidades e competências para a consulta de enfermagem” e “Compartilhar a intencionalidade do ensino da consulta de enfermagem”. Conclusões: constatamos que os Enfermeiros se vêem como “seres docentes”, sendo esse comportamento determinante de suas ações, independente da sua formação acadêmica, pois se pautam em sua ação intencional de ensinar, apreendida na intersubjetividade da relação face a face com os graduandos e pós-graduandos, possibilitando à sua consciência o reconhecimento da prática do ensino da Consulta de Enfermagem como única e fundamentada.

Palavras-chave


Educação em enfermagem, enfermagem no consultório, educação em saúde, competência clínica, docentes de enfermagem.

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DOI: http://dx.doi.org/10.9789/2175-5361.rpcfo.v12.7109 

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