Directions for nursing academics towards care: heideggerian contributions to education / Sentidos do cuidado para acadêmicos de enfermagem: contribuições heideggerianas para o ensino

Anna Maria Oliveira Salimena, Fernanda Rezende Garcia, Daniela de Cássia Sabará Rendón, Juliana Bernardo Nazareth, Thaís Vasconselos Amorim, Cristina Arreguy-Sena

Resumo


OBJETIVO: Desvelar os sentidos dos acadêmicos de enfermagem acerca do cuidado de enfermagem. MÉTODO: Pesquisa de natureza qualitativa na abordagem fenomenológica pautada no referencial teórico, filosófico, metodológico de Martins Heidegger. Foram participantes 13 acadêmicos de enfermagem do último período de graduação em uma Faculdade de Enfermagem de uma Universidade da Zona da Mata Mineira, que nos meses de setembro de 2015 realizaram depoimentos em encontro empático sobre o cuidado de enfermagem. RESULTADO: Da análise compreensiva emergiu as Unidades de significação: Se colocar no lugar do outro, dar amor, carinho e ver o paciente como um todo e Conhecer a teoria para poder colocar o cuidado em prática. CONCLUSÃO: Desvelou-se a dicotomia entre o conhecimento teórico e a prática, bem como a importância de se transpor o cuidado técnico para um cuidado holístico/acolhedor e humanístico.


Palavras-chave


Cuidados de enfermagem. Aprendizagem. Papel Profissional.

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DOI: http://dx.doi.org/10.9789/2175-5361.rpcfo.v12.6977 

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