Prevention of pneumonia associated with mechanical ventilation under the optics of nursing academics / Prevenção da pneumonia associada à ventilação mecânica sob a ótica de acadêmicos de enfermagem

Main Article Content

Edilaine Maran
William Augusto de Melo
Dandara Novakovski Spigolon
Elen Ferraz Teston
Maria Fernanda do Prado Tostes
Mayckel da Silva Barreto

Resumo

Objetivo: Descrever o conhecimento dos acadêmicos concluintes do curso de Enfermagem sobre a prevenção de Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica e comparar esse conhecimento entre esses acadêmicos nos anos de 2013 e 2016. Metodo: Pesquisa de natureza quantitativa, realizada com 59 acadêmicos concluintes de uma instituição pública de ensino superior, que responderam um questionário estruturado. Resultados: Observou-se que as principais respostas assertivas foram intervenções referentes à higienização das mãos (94,9%), sedação do paciente (89,8%), higiene oral (86,4%) e posição da sonda nasoentérica (83%). A Turma 2013 apresentou melhor conhecimento em relação à Turma 2016 (p<0,05). Conclusões: Concluiu-se que os alunos podem estar completando o curso com noção básica dos cuidados para a prevenção da Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica, e alguns cuidados inobservados constituem um resultado necessário de ser reavaliado, precisando de um planejamento curricular das instituições de ensino que facilite o processo de ensino-aprendizado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
1.
Maran E, de Melo WA, Spigolon DN, Teston EF, do Prado Tostes MF, Barreto M da S. Prevention of pneumonia associated with mechanical ventilation under the optics of nursing academics / Prevenção da pneumonia associada à ventilação mecânica sob a ótica de acadêmicos de enfermagem. R. pesq. cuid. fundam. online [Internet]. 1º de janeiro de 2019 [citado 28º de setembro de 2022];11(1):118-23. Disponível em: http://www.seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6492
Seção
Research
Biografia do Autor

Edilaine Maran, Universidade Estadual do Paraná

Enfermeira, Mestre em Enfermagem, Docente na Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR).

William Augusto de Melo, Universidade Estadual do Paraná

3Enfermeiro, Doutor em Ciências da Saúde, Docente na Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR).

Dandara Novakovski Spigolon, Universidade Estadual do Paraná

Enfermeira, Doutora em Ciências da Saúde, Docente na Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR).

Elen Ferraz Teston, Universidade Estadual do Paraná

Doutora em Enfermagem. Docente na Universidade Estadual do Paraná - campus Paranavaí.

Maria Fernanda do Prado Tostes, Universidade Estadual do Paraná

Enfermeira, Doutora em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, Docente na Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR).

Mayckel da Silva Barreto, Faculdade de MAndaguari

Enfermeiro. Doutorando em Enfermagem. Coordenador do curso de Enfermagem da Faculdade Intermunicipal do Noroeste do Paraná (FACINOR).

Plum Analytics

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)