Homes for Elderly People: Professionals’ Exposure to Physical Hazards / Institutos de Longa Permanência de Idosos: Exposição dos Profissionais aos Riscos Físicos

Autores

  • Déborah Nayane de Oliveira Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará
  • Maria Belen Salazar Posso Fundação Universitária Vida Cristã. Pindamonhangaba
  • Paulo Roxo Barja Universidade Vale do Paraíba-UNIVAP

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2019.v11i2.441-447

Palavras-chave:

Riscos Ocupacionais, Exposição Ocupacional, Contaminantes Físicos, Instituição de Longa Permanência para Idosos.

Resumo

Objetivo: averiguar a exposição dos profissionais aos riscos físicos presentes em Institutos de Longa Permanecia de Idosos. Métodos: estudo descritivo-exploratório, de caso, de campo, com abordagem quantitativa e delineamento transversal. Foi utilizado um checklist elaborado conforme os requisitos das Resoluções da Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária Nº 283/2005 e 50/2002, para a coleta dos dados. Resultados: os profissionais estão expostos a diversos riscos físicos, como: distribuição inadequada de mobiliários, choques elétricos, umidade, níveis elevados de pressão sonora, inadequação de espaço e temperatura elevada e ainda, indiretamente dimensionamento de pessoal insuficiente. Conclusão: a estrutura da Instituição avaliada é diferente dos padrões preestabelecidos pelas resoluções sendo real a existência de riscos; todavia, estes problemas podem ser minimizados pelo mapeamento dos riscos ambientais, ressaltando-se que os mesmos são passiveis de prevenção e demandam correção imediata, pois afetam a qualidade do trabalho exercido pelos profissionais ali atuantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Déborah Nayane de Oliveira Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

Graduada em Enfermagem pela Universidade Estadual do Maranhão (2010). Atualmente, trabalha como enfermeira no Instituto Federal do Pará - IFPA/ Campus Belém. Mestre em Bioengenharia pela Universidade Vale do Paraíba-UNIVAP; especialista em Enfermagem do Trabalho pelo Instituto Florence de nível superior, Saúde da Família e Saúde da pessoa Idosa pela Universidade Federal do Maranhão . Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Saúde da Família e Saúde Publica e urgência e emergência e saúde do trabalho.

Maria Belen Salazar Posso, Fundação Universitária Vida Cristã. Pindamonhangaba

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (1968), mestrado em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (1980) e doutorado em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (1988).Professora titular aposentada da Universidade de Taubaté. Professora emérita da FMABC. Colaboradora na criação e implantação dos Cursos de Enfermagem da Universidade de Taubaté, da Faculdade de Enfermagem do Hospital Israelita Albert Einstein, UNESP-Botucatu, da FMABC. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Semiologia e Semiotécnica de Enfermagem, atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem, enfermagem em centro cirúrgico, dor e avaliação fisica. Professora especialista do Conselho Estadual de educação do esstado de São Paulo. Membro do conselho editorial das revistas Dor, Pesquisa, Clínica e Terapêutica Prática Hospitalar e SOBECC; membro do Conselho Científico da Revista Arquivos Brasileiros de Ciências da Saúde e membro revisor da lingua espanhola da revista SOBECC.

Paulo Roxo Barja, Universidade Vale do Paraíba-UNIVAP

físico (UNICAMP) e músico (Lavignac); fez pós-doutorado na ESALq/USP (2000/2001), é doutor em Ciências pela UNICAMP (2000) e mestre em Física (UNICAMP, 1996). Desde fev/2002 é Professor da Universidade do Vale do Paraíba, onde criou o Laboratório de Fotoacústica Aplicada a Sistemas Biológicos (FASBio), com apoio Fapesp (JP 04/02193-1). Pessquisador do LabCom Univap (Laboratório de Pesquisas em Comunicação). Publicou mais de 40 artigos em periódicos acadêmicos arbitrados, um capítulo de livro internacional e mais de 200 trabalhos em anais de eventos.

Publicado

2019-01-21

Como Citar

1.
Silva DN de O, Posso MBS, Barja PR. Homes for Elderly People: Professionals’ Exposure to Physical Hazards / Institutos de Longa Permanência de Idosos: Exposição dos Profissionais aos Riscos Físicos. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 21º de janeiro de 2019 [citado 28º de março de 2024];11(2):441-7. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6380

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics