The Implementation of Nursing Care Systematization in the Mobile Emergency Care Service / Implementação da Sistematização da Assistencia de Enfermagem (SAE) no Serviço de Atendimento Movel de Urgência (SAMU)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2019.v11i2.417-424

Palavras-chave:

Serviços Médicos de Emergência, Enfermagem, Legislação de Enfermagem, Processos de Enfermagem

Resumo

O enfermeiro, enquanto profissional da enfermagem, está comprometido com a promoção,prevenção, recuperação e reabilitação da saúde, e atua em consonância com os preceitos da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), de acordo com a Resolução Cofen 358/2009. O objetivo desta pesquisa foi descrever as limitações na implementação da Sistematização da Assistência de Enfermagem no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência em Recife. Estudo descritivo, quantitativo, transversal, observacional. O estudo foi realizado no município de Recife-PE, a coleta de dados ocorreu no SAMU. O estudo foi aprovado sob o parecer nº 1.547.265. Evidenciou-se a força de trabalho feminina na população estudada, alto índice de profissionais experientes, porém pouco mais da metade dos enfermeiros conheciam a Resolução COFEN 358 de 2009. Entendem que é importante para a profissão, mas, 42% afirma que não se aplica ao serviço. Ficou evidenciado que em algum momento da sistematização alguma das etapas da SAE não é realizadas. A realização da SAE no SAMU ainda precisa ser mais discutida e exercitada, pelo próprio Núcleo de Educação Permanente do SAMU, e mais ainda pelas entidades reguladoras da profissão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvio Nicolau, UNINASAU - Faculdade Mauricio de Nassau

Mestre em Enfermagem pela FENSG (UPE). Pós-graduado no curso de Especialização Didático Pedagógico para Educação em Enfermagem - UFPE. Professor no curso de Enfermagem pela Faculdade Mauricio de Nassau. Professor substituto do departamento de enfermagem da UFPE, nas cadeiras de Enfermagem Médico-Cirúrgico e Assistência de Enfermagem a Paciente Crítico (Emergência e UTI).

Jacqueline Simas Montarroyos, UNINASSAU

Graduanda do curso de Enfermagem da Faculdade Mauricio de Nassau – UNINASSAU

Angela Fernanda de Miranda, UNINASSAU

Graduanda do curso de Enfermagem da Faculdade Mauricio de Nassau – UNINASSAU

Wagner Pereira da Silva, UNINASSAU

Mestre em Ciências da Saúde ICB/FCM (UPE), Especialista em Urgência e Emergência, docente da Faculdade Mauricio de Nassau no curso de Enfermagem

Raphael Carlos Ferrer de Santana, UNINASSAU

Mestrado em BIOTECNOLOGIA INDUSTRIAL pela Universidade Federal de Pernambuco (2015). Atualmente é aluno do doutorado em Ciências Biológicas- PPGCB/UFPE. Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Microbiologia industrial, atuando principalmente nos seguintes temas: antimicrobiano e enzimologia aplicada.

Publicado

2019-01-21

Como Citar

1.
Nicolau S, Montarroyos JS, Miranda AF de, Silva WP da, Santana RCF de. The Implementation of Nursing Care Systematization in the Mobile Emergency Care Service / Implementação da Sistematização da Assistencia de Enfermagem (SAE) no Serviço de Atendimento Movel de Urgência (SAMU). Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 21º de janeiro de 2019 [citado 19º de abril de 2024];11(2):417-24. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6358

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics