Medicine dispoasal: a socio-enviromental and health issue / Descarte de medicamentos: uma questão socioambiental e de saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2019.v11i1.1-10

Palavras-chave:

Resíduos de serviços de saúde, Estratégia da saúde da família, Impacto ambiental.

Resumo

Objetivos: Descrever como é realizado o descarte de medicamentos; avaliar o conhecimento de profissionais que atuam em Unidades de Saúde da Família a respeito do descarte de medicamentos. Métodos: Pesquisa qualitativa, exploratório, descritiva, realizada com 16 profissionais em quatro Unidades de Saúde da Família de um município do sul do Brasil. A coleta ocorreu por meio de entrevistas semi-estruturadas. A análise dos dados foi por meio da análise textual discursiva. Resultados: Os trabalhadores não cumprem os passos do descarte correto, a maioria desconhece a legislação vigente, os profissionais identificaram a contaminação do meio ambiente, uso indevido dos medicamentos descartados incorretamente e resistência bacteriana aos medicamentos como as principais consequências do descarte incorreto. Conclusões: Esta pesquisa pode contribuir na gestão e na assistência fazendo com que, gestores, profissionais e usuários repensem o seu fazer, melhorando a saúde das pessoas e do meio ambiente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliel de Oliveira Bandeira, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Enfermeiro. Mestrando do Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande - FURG.

Daiane Porto Gautério Abreu, Universidade Federal do Rio Grande - FURG.

Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande. Professora Adjunta da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. 

Juliana Piveta de Lima, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós Graduação da Universidade Federal do Rio Grande - FURG.

Cesar Francisco Silva da Costa, Universidade Federal do Rio Grande

Doutor em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande. Professor Adjunto da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande - FURG.

Aline Rodrigues Costa, Universidade Federal do Rio Grande

Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande - FURG.

Nidia Farias Fernandes Martins, Universidade Federal do Rio Grande - FURG.

Enfermeira. Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Doutoranda em Enfermagem no Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande - FURG.

Publicado

2019-01-01

Como Citar

1.
Bandeira E de O, Abreu DPG, de Lima JP, da Costa CFS, Costa AR, Martins NFF. Medicine dispoasal: a socio-enviromental and health issue / Descarte de medicamentos: uma questão socioambiental e de saúde. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 1º de janeiro de 2019 [citado 29º de março de 2024];11(1):1-10. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6343

Edição

Seção

Artigo Original

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Plum Analytics