support as coping strategy of disabled people when faced with violence situations / O suporte social como estratégia de enfrentamento de pessoas com deficiência frente a situações de violência Social

Main Article Content

Aline Maria Furtado de Carvalho
Roberlandia Evangelista Lopes
Eliany Nazaré Oliveira
Joyce Mazza Nunes Aragão

Resumo

Objetivo: Compreender o suporte social utilizado por pessoas com deficiência frente a situações de violência e como este contribui para a melhoria do processo-saúde-doença-cuidado desses indivíduos. Método: Estudo exploratório descritivo com abordagem qualitativa, realizado de agosto/2015 a julho/2016. Participaram 102 pessoas com deficiência. Resultados: As categorias despertaram para uma rede composta por grupos sociais, na seguinte ordem de importância: familiares, amigos e comunidade, considerados como fonte de apoio informal fornecendo suporte emocional; profissionais da saúde e religião, como fontes de apoio formal. Esta é apontada como suporte emocional e aqueles, como suporte informacional e emocional; e as mídias citadas como apoio informacional necessário para enfrentar as violências diárias. Considerações: A busca por suporte social se apresenta como estratégia positiva de enfrentamento das violências diárias. O apoio ofertado minimiza por vezes os processos de adoecimento. Descritores: Enfrentamento, apoio social, pessoas com deficiência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
1.
Furtado de Carvalho AM, Evangelista Lopes R, Nazaré Oliveira E, Mazza Nunes Aragão J. support as coping strategy of disabled people when faced with violence situations / O suporte social como estratégia de enfrentamento de pessoas com deficiência frente a situações de violência Social. R. pesq. cuid. fundam. online [Internet]. 4º de outubro de 2018 [citado 21º de janeiro de 2022];10(4):991-7. Disponível em: http://www.seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6295
Seção
Research
Biografia do Autor

Aline Maria Furtado de Carvalho, Universidade Estadual Vale do Acaraú- UVA

Enfermeira. Graduada pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA.

Roberlandia Evangelista Lopes, Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA

Enfermeira. Mestre em Saúde da Família pela Universidade Federal do Ceará- UFC. Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual do Ceará-UECE.

Eliany Nazaré Oliveira, Universidade Estadual Vale do Acaraú- UVA

Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará- UFC. Docente do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA.

Joyce Mazza Nunes Aragão, Universidade Federal do Ceará - UFC

Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela Universidade Federaldo Ceará - UFC. Enfermeira da Estratégia Saúde da Família de Fortaleza. 

Plum Analytics

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)