Nursing Consultation in the Head and Neck Cancer Radiotherapy: a Cost-Health Utility Relationship Analysis / Consulta de Enfermagem na Radioterapia de Câncer de Cabeça e Pescoço: Análise Dentro do Conceito Custo-Utilidade em Saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2018.v10i3.746-752

Palavras-chave:

Neoplasias de cabeça e pescoço, Processos de enfermagem, Radioterapia, Avaliação da Tecnologia Biomédica

Resumo

Objetivo: Descrever o uso do Questionário de Qualidade de Vida da Universidade de Washington, específico para Câncer de Cabeça e Pescoço, na consulta de enfermagem em Radioterapia. Método: Estudo transversal, prospectivo, de abordagem quantitativa do tipo descritiva-exploratório com 10 pacientes em radioterapia de cabeça e pescoço atendidos num Serviço de Radioterapia de um Hospital Universitário, entre 35 a 70 anos de idade, em início de radioterapia, com estadiamentos: III, IVA, IVB ou IVC, entre agosto e dezembro de 2016. CEPHUPE parecer 1.649.577. Resultados: A diferença de utilidade encontrada no início e ao final do tratamento foi importante para quantificar o impacto da consulta de enfermagem. O aumento da Utilidade acompanhou a diminuição dos eventos adversos da terapêutica, durante a consulta de Enfermagem. Conclusão: Este estudo possibilitou ao enfermeiro, a utilização do conceito de Utilidade para quantificar e acompanhar a melhora da Qualidade de vida, nas consultas de Enfermagem na Radioterapia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mônica da Silva Martins, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeira. Residente em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Alfredo Pinto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Cristiano Bertolossi Marta, Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Universidade Veiga de Almeida

Enfermeiro. Pos-Doutor em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Aurora Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense. Doutor em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor Adjunto do Departamento de Fundamentos de Enfermagem da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Diretor do Núcleo de Pesquisa da Universidade Veiga de Almeida. Líder do Núcleo de Avaliação de Tecnologia e Economia em Saúde e Segurança do Paciente da UNiversidade Veiga de Almeida (NATESSP)

Priscilla Oliveira da Silva, Universidade Veiga de Almeida

Enfermeira. Mestre em Saúde Coletiva. Professora Assistente do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Veiga de Almeida. Doutoranda em Saúde Coletiva pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/FIOCRUZ)

Ana Paula Rodrigues Siqueira, Instituto Nacional do Câncer HCI

Enfermeira.Especialista em Oncologia Clínica pelo Instituto Nacional do Câncer. Coordenadora Técnica e docente do Curso de Especialização de Enfermagem em Oncologia Clínica da Universidade Veiga de Almeida (UVA).

Cristiane Helena Gallasch, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeira. Professora Adjunta da Faculdade de Enfermagem do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Professora em Processo de Ingresso no Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Enfermagem - UERJ.

Antônio Augusto de Freitas Peregrino, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professor adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professor adjunto da Universidade Veiga de Almeida e colaborador do Ministério da Saúde. Coordenador do Curso de Especialização de Enfermagem em Oncologia Clínica da Universidade Veiga de Almeida. Sub coordenador do Laboratório de Ciências Radiológicas da UERJ.

Publicado

2018-07-01

Como Citar

1.
Martins M da S, Marta CB, Silva PO da, Siqueira APR, Gallasch CH, Peregrino AA de F. Nursing Consultation in the Head and Neck Cancer Radiotherapy: a Cost-Health Utility Relationship Analysis / Consulta de Enfermagem na Radioterapia de Câncer de Cabeça e Pescoço: Análise Dentro do Conceito Custo-Utilidade em Saúde. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 1º de julho de 2018 [citado 28º de março de 2024];10(3):746-52. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6187

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics