A prática da amamentação: uma busca por conforto / Breastfeeding: a search for comfort

Autores

  • Alcimara Benedett Universidade Comunitária da Região de Chapecó-Unochapeco
  • Lucimare Ferraz Universidade Comunitária da Região de Chapecó-Unochapeco
  • Isilia Aparecida da Silva Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo - EEUSP

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2018.v10i2.458-464

Palavras-chave:

Aleitamento materno. Puerpério. Saúde da mulher. Comportamento materno.

Resumo

Objetivo: Este estudo teve como objetivo conhecer as estratégias que as nutrizes utilizam na busca por conforto durante a amamentação. Método: Trata-se de uma pesquisa qualitativa, baseada na Teoria de Conforto de Kolcaba, na qual se empregou a estratégia entrevista para coleta de dados e a analise do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) para interpretação e organização dos dados. Participaram vinte e quatro nutrizes primíparas, maiores de 18 anos, com 30 a 90 dias pós-parto, que estavam amamentando ou que amamentaram os filhos por pelo menos 30 dias. Resultados: Este estudo mostra que a mulher está exposta a várias situações de (des)confortos durante a amamentação. Conclusão: A prática de amamentação representa esforço físico e emocional para a mulher, que enfrenta situações estressantes e desconfortáveis. Na busca por conforto, a nutriz estabelece estratégias que promovam seu conforto, priorizando, porém, o bem-estar do filho. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alcimara Benedett, Universidade Comunitária da Região de Chapecó-Unochapeco

Doutora em Enfermagem (USP). Docente da Área de Ciências da Saúde da Unochapecó. Responsável Técnica do Curso de Enfermagem da Unochapecó.

Lucimare Ferraz, Universidade Comunitária da Região de Chapecó-Unochapeco

Doutora em Ciências (Unifesp). Docente do programa de Pós-gradução em ciências da Saúde da Unochapeco e do departamento de enfermagem da Udesc.

Isilia Aparecida da Silva, Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo - EEUSP

Doutora. Docente da Escola de Enfermagem da USP - São Paulo

Publicado

2018-04-02

Como Citar

1.
Benedett A, Ferraz L, Silva IA da. A prática da amamentação: uma busca por conforto / Breastfeeding: a search for comfort. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 2º de abril de 2018 [citado 28º de março de 2024];10(2):458-64. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6089

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics