O tema da humanização na terapia intensiva em pesquisas na saúde / The humanization theme in intensive care in health studies

Autores

  • Bianca Silveira de Carli
  • Liamara Denise Ubessi Universidade Federal de Pelotas - UFPel http://orcid.org/0000-0002-5884-9969
  • Marinez Koller Pettenon Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijuí
  • Liane Beatriz Righi Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Vanda Maria da Rosa Jardim Universidade Federal de Pelotas - UFPel
  • Eniva Miladi Fernandes Stumm Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2018.v10i2.326-333

Palavras-chave:

Humanização, Unidade de terapia intensiva, Atenção à saúde, Sistema Único de Saúde

Resumo

Objetivo: Sistematizar estudos indexados no Scielo e Medline, sobre humanização em Unidade de Terapia Intensiva. Método: Qualitativo, de revisão bibliográfica sistemática. Utilizado estudos nas bases Scielo e Medline, indexados de julho de 1990 a agosto de 2015, com os descritores: ‘humanização’ e ‘unidades de terapia intensiva’. Os critérios de inclusão foram: artigos publicados até agosto de 2015, que faziam referência à humanização em UTI e de exclusão, os artigos de revisão bibliográfica. Resultados: Foram analisados 21 artigos. Chegou-se as categorias: Caracterização dos estudos analisados; ‘Não somos máquina, humano é que somos’; e ‘Atores(as) e fatores envolvidos no processo de humanização em saúde’. Conclusão: A humanização em UTI ainda é um desafio, a Enfermagem é uma das áreas que se ocupa com esta prática, o entendimento de que a humanização envolve assistência, os processos e condições de trabalho, vários são os atores producentes e que há interferentes na sua produção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bianca Silveira de Carli

Graduação em Enfermagem, especialização em Terapia Intensiva pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijuí.

Liamara Denise Ubessi, Universidade Federal de Pelotas - UFPel

Graduação em Psicologia e Enfermagem, Sanitarista e mestrado em Educação nas Ciências – Enfermagem pela UNIJUÍ; graduanda em Filosofia e doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas – UFPel, professora na Escola de Saúde da Faculdade Meridional - IMED.

Marinez Koller Pettenon, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijuí

Graduação em Enfermagem, mestrado em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijuí, professora no Departamento de Ciências da Vida da Unijuí.

Liane Beatriz Righi, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

 

Graduação em Enfermagem e Obstetrícia - FACEM/UFSM, doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, professora adjunta no Departamento de Saúde da Comunidade da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.

Vanda Maria da Rosa Jardim, Universidade Federal de Pelotas - UFPel

Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Pelotas - UFPel, doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, professora no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem - UFPel.

Eniva Miladi Fernandes Stumm, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ

Graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal de Pelotas - UFPel, doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado de São Paulo - UNIFESP, professora no Departamento de Ciências da Vida, Mestrado em Atenção Integral à Saúde - UNIJUÍ.

Publicado

2018-04-02

Como Citar

1.
Carli BS de, Ubessi LD, Pettenon MK, Righi LB, Jardim VM da R, Stumm EMF. O tema da humanização na terapia intensiva em pesquisas na saúde / The humanization theme in intensive care in health studies. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 2º de abril de 2018 [citado 19º de abril de 2024];10(2):326-33. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6018

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics