Prenatal care: nurses’ testimonial / Assistência ao pré-natal: depoimento de enfermeiras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2018.v10i1.113-122

Palavras-chave:

Cuidado pré-natal, Enfermagem obstétrica, Saúde da Mulher, Estratégia de Saúde da Família.

Resumo

Objetivo: Avaliar a assistência ao pré-natal de baixo risco realizada pelo enfermeiro no município de Lagarto/Se. Método: estudo descritivo, qualitativo, realizado com 11 enfermeiras que fazem a consulta pré-natal. O instrumento de coleta de dados contempla informações acerca do perfil das profissionais, as estratégias que as mesmas utilizam para atingir os indicadores de qualidade da assistência pré-natal e sua atuação frente às gestantes. Os dados foram analisados por estatística descritiva, enquanto os dados qualitativos foram analisados de acordo com Bardin, emergindo três categorias analíticas. Resultados: Tornou-se evidente que o pré-natal de baixo risco no município de Lagarto realizado pelos enfermeiros é feito de forma satisfatória, sendo que ainda há necessidade de estratégias para a melhoria do atendimento as gestantes. Conclusões: são necessárias qualificações profissionais e educação permanente para enfermeiros voltados a atuação do pré-natal, com o principal objetivo de melhorar prognósticos, reduzir riscos e prestar o melhor cuidado a gestante. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natalia de Jesus Leal, Universidade Federal de Sergipe

Graduada em enfermagem pela Universidade Federal de Sergipe.

Maria do Socorro Claudino Barreiro, Universidade Federal de Sergipe

Enfermeira. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professora Assistente da Universidade Federal de Sergipe – Campus Professor Antônio Garcia Filho (UFS), Sergipe (SE), Brasil. E-mail: socorro_claudino@hotmail.com.

Rosemar Barbosa Mendes

Enfermeira. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora Assistente da Universidade Federal de Sergipe – Campus Professor Antônio Garcia Filho (UFS), Sergipe (SE), Brasil.

Carla kalline Alves Cartaxo Freitas, Universidade Federal de Sergipe

Enfermeira. Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Professora Adjunto da Universidade Federal de Sergipe – Campus Professor Antônio Garcia Filho, Sergipe (SE), Brasil.

Publicado

2018-01-09

Como Citar

1.
Leal N de J, Claudino Barreiro M do S, Mendes RB, Cartaxo Freitas C kalline A. Prenatal care: nurses’ testimonial / Assistência ao pré-natal: depoimento de enfermeiras. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 9º de janeiro de 2018 [citado 29º de março de 2024];10(1):113-22. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5991

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics