THE BODY OF THE TUBERCULOSIS CARRIER: CONFLICTS, DIFFICULTIES, AND REGULAR PROJECTS

Autores

  • Angela M.Fernandes da Silva Bittencourt HUCFF/UFRJ
  • Fernanda Carvalho de Queiroz Mello UFRJ
  • Nebia Maria Almeida de Figueredo UNIRIO
  • Afranio Lineu Kritski UFRI

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2010.v2i4.%25p

Palavras-chave:

tuberculose, corpo

Resumo

 Objetivo:

Este estudo trata de responder a seguinte questão de investigação: como é o dia-a-dia do doente que faz o tratamento de tuberculose no HUCFF? Os objetivos foram identificar como o doente enfrenta seu dia-a-dia e discutir esses enfrentamentos para a adesão ao tratamento, por meio da Terapia Ocupacional.

Método:

 Esta investigação se baseou na análise de conteúdo de Bardin, método que se preocupa com os aspectos da realidade e com o universo de significados. Para responder as questões, realizou-se processo de exploração do material das dez entrevistas gravadas por meio da pré-análise dos dados.

Resultados:

Os indicadores de enfrentamentos foram obtidos a partir de 76 evocações e que após a exploração e tratamento dos dados, os mesmos foram categorizados em três categorias: 1ª enfrentar a doença e suas conseqüências no cotidiano do tratamento; 2ª enfrentar a doença e as emoções cotidianas do tratar e a 3ª enfrentar a doença com espiritualidade e fé.

Conclusão

Concluiu-se que existem diversos elementos vividos pelos pacientes, afetando seu corpo e que a Terapia Ocupacional propicia a adesão e o vínculo ao tratamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Angela M.Fernandes da Silva Bittencourt, HUCFF/UFRJ

Fernanda Carvalho de Queiroz Mello, UFRJ

Medica Pós-doutorado em Medicina, Professora Adjunta da Faculdade de Medicina Universidade Federal do Rio de Janeiro. Coordenadora do Programa Controle de Tuberculose Hospitalar – PCTH /Instituto Doenças do Tórax-IDT/Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ; Rede TB de Pesquisa. UFRJ, Concepção de delineamento da pesquisa

Nebia Maria Almeida de Figueredo, UNIRIO

Enfermeira. Diretora da Faculdade de Enfermagem Alfredo Pinto, Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Livre Docente em Administração de Enfermagem da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (EEAP/UNIRIO). Professora Titular de Fundamentos de Enfermagem da EEAP/UNIRIO.

UNIRIO

Afranio Lineu Kritski, UFRI

Médico Pós-doutorado em Medicina, Professor Adjunta da Faculdade de Medicina Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pesquisador do Programa Acadêmico de TB/Faculdade de Medicina, Complexo Hospitalar Instituto Doenças do Tórax-IDT e Hospital Universitário Clementino Fraga Filho/Universidade Federal do Rio de Janeiro; Rede TB de Pesquisa. 

Downloads

Publicado

2010-10-17

Como Citar

1.
Bittencourt AM da S, Mello FC de Q, Figueredo NMA de, Kritski AL. THE BODY OF THE TUBERCULOSIS CARRIER: CONFLICTS, DIFFICULTIES, AND REGULAR PROJECTS. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 17º de outubro de 2010 [citado 19º de abril de 2024];2(4). Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/598

Edição

Seção

Experience Report

Plum Analytics