NEONATAL JAUNDICE AND PHOTOTHERAPY: THE CONTRIBUTION OF NURSES TO THE EFFECTIVENESS OF

Autores

  • Valerita Moreira Lopes Centro Universitário Plínio Leite
  • Cristiane Bento do Sacramento
  • Aline Fonseca Alecrim
  • Cristiane Cardoso Couto
  • Vinícius Peçanha Cabral Barbosa
  • Keila Magalhães André
  • Elaine Antunes Cortez

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2010.v2i4.%25p

Palavras-chave:

Icterícia Neonatal, Cuidados de Enfermagem, Fototerapia

Resumo

Resumo: A Icterícia Neonatal é um dos episódios mais comuns em uma UTI, assim os objetivos desta pesquisa são: identificar as dificuldades encontradas pelo enfermeiro na utilização da fototerapia em Rns com icterícia neonatal e descrever os cuidados dos enfermeiros aos Rns com icterícia, minimizando as dificuldades evidenciadas, de modo a contribuir para a melhoria da eficácia da fototerapia. Pesquisa exploratória, descritiva, bibliográfica na BVS (LILACS e BDENF) e qualitativa. Após a coleta de dados foi realizada uma leitura exploratória, seletiva, crítica e análise temática.  Categorias emergentes: Dificuldades encontradas pelos enfermeiros na utilização da fototerapia e os cuidados do enfermeiro para eficácia da fototerapia em Rns com icterícia. Concluímos que se faz necessário a implementação de uma rotina hospitalar na qual deve conter todas as ações necessárias a serem cumpridas em um Rn ictérico, visando um melhor cuidado do enfermeiro e reduzindo a dificuldade de implementação para um tratamento de qualidade.

Descritores: Icterícia Neonatal, Cuidados de Enfermagem e Fototerapia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valerita Moreira Lopes, Centro Universitário Plínio Leite

Possui graduação em Enfermagem pelo Centro Universitário Plínio Leite (2008). Pós Graduanda em Enfermagem Neonatal pela Universidade Gama Filho (2010). Atualmente é preceptor de enfermagem do Centro Universitário Plínio Leite , atuando principalmente na área de Enfermagem Pediátrica e Neonatal. Possui como tema de pesquisa os seguintes temas: Icterícia Neonatal, Dor em Neonatologia e Enfermagem Pediátrica.

Cristiane Bento do Sacramento

Aline Fonseca Alecrim

Cristiane Cardoso Couto

Vinícius Peçanha Cabral Barbosa

Keila Magalhães André

Elaine Antunes Cortez

Downloads

Publicado

2010-10-21

Como Citar

1.
Lopes VM, do Sacramento CB, Alecrim AF, Couto CC, Barbosa VPC, André KM, Cortez EA. NEONATAL JAUNDICE AND PHOTOTHERAPY: THE CONTRIBUTION OF NURSES TO THE EFFECTIVENESS OF. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 21º de outubro de 2010 [citado 19º de abril de 2024];2(4). Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/597

Edição

Seção

Revião

Plum Analytics