Incidência de transmissão vertical do HIV entre gestantes soropositivas cadastradas em um serviço de referência regional Incidence of HIV vertical transmission among HIV-positive pregnant women treated at a regional reference service

Autores

  • Cássio de Pádua Souza Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade Passos
  • Camila Belfort Piantino Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade Passos
  • Cleide Augusta de Queiroz Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade Passos e Universidade de São Paulo - EERP
  • Maria Ambrosina Cardoso Maia Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade Passos
  • Cinira Magali Fortuna Universidade de São Paulo - EERP
  • Raquel Dully Andrade Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade Passos

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2016.v8i2.4526-4537

Palavras-chave:

Transmissão vertical de doença infecciosa, HIV, Prevenção de doenças transmissíveis, Serviços de saúde materno-infantil.

Resumo

Objetivo: Levantar e caracterizar a incidência de transmissão vertical do HIV, no período de 2004 a 2013, entre gestantes acompanhadas por serviço de referência em DST, HIV/Aids e Hepatites Virais no interior de Minas Gerais. Método: Estudo quantitativo descritivo. Os dados foram obtidos em prontuários de mulheres soropositivas para o HIV. Para análise, utilizou-se a estatística descritiva simples. Aprovado pela Comissão de Ética em pesquisa da Fundação de Ensino Superior de Passos (FESP), com CAAE: 28399314.8.0000.5112. Resultados: Das 33 gestações acompanhadas no serviço, 60,6% (20) conheciam o diagnóstico antes da gravidez e 39,4% (13) o obtiveram durante o pré-natal. No primeiro grupo não houve transmissão vertical, enquanto que no segundo houve um caso, 8%. Conclusão: Recomenda-se realização de teste ainda no primeiro trimestre gestacional, pois o diagnóstico tardio dificulta a profilaxia. Descritores: Transmissão vertical de doença infecciosa, HIV, Prevenção de doenças transmissíveis, Serviços de saúde materno-infantil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cássio de Pádua Souza, Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade Passos

Atualmente é bolsista de iniciação científica pela FAPEMIG e desenvolve um projeto cujo objetivo geral é avaliar a ação do extrato de Abelmoschus esculentus L como agente hipoglicemiante em camundongos com diabetes mellitus tipo 2 induzida por dieta hipercalórica. Também é pesquisador voluntário de uma pesquisa que busca compreender, entre mulheres que engravidaram conscientes de sua sorologia positiva para o HIV, as motivações, sentimentos e implicações relacionados à maternidade no contexto da pré-concepção, gestação, nascimento e crescimento da criança, realizado no Ambulatório Escola de Infectologia de Passos - MG (AMBES), que é unidade de referência regional em tratamento de DST, Aids e Hepatites Virais. Cursa o 5º Período de Biomedicina na Universidade do Estado de Minas Gerais / UEMG / Unidade Passos-MG, onde participa como estudante dos grupos de pesquisa Políticas de Saúde e Materno-Infantil.

Camila Belfort Piantino, Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade Passos

Doutora em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (2012). Mestre em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (2009). Graduada em Biomedicina pela Universidade de Franca (2006). Atualmente é Coordenadora de Extensão da UEMG - Unidade Passos. Professora dos cursos de graduação em Enfermagem, Biomedicina e Ciências Biológicas. Orientadora de Iniciação Científica pela FAPEMIG, e pelos Programas PAPq e PAEX da UEMG. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa da UEMG. Possui experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Análises Clínicas, Biologia Molecular, Imunologia e Biotecnologia.

Cleide Augusta de Queiroz, Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade Passos e Universidade de São Paulo - EERP

Graduada em Enfermagem pela FESP/UEMG, especialista em Saúde da Família pela FESP/UEMG, especialista em Cuidado Pre-Natal pela UNIFESP, Cursando Mestrado Profissional em Tecnologia e Inovação em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da USP de Ribeirão Preto (EERP/USP), atuo como Enfermeira Coordenadora Ambulatório Escola - AMBES/FESP, serviço de referência regional em prevenção e tratamento de DST/AIDS e hepatites virais em Passos - MG. Atuo como pesquisadora e co-orientadora de projeto de pesquisas e extensão e supervisora de estagio no Ambulatório Escola - AMBES/UEMG

Maria Ambrosina Cardoso Maia, Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade Passos

Possui graduação em Enfermagem pela Faculdade de Enfermagem de Passos (1984), mestrado em Enfermagem em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (1994) e doutorado em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (2001). Atualmente é especialista em políticas e gestão da saúde do Governo do Estado de Minas Gerais, avaliadora ad hoc do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira e professor titular da Fundação de Ensino Superior de Passos UEMG. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Administração Em Serviços Básicos de Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: programa de saúde da família, políticas de saúde, saúde da família, qualidade de vida, promoção da saúde, hanseníase e tuberculose.

Cinira Magali Fortuna, Universidade de São Paulo - EERP

É graduada em Enfermagem e Obstetrícia pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo - EERP-USP (1985), concluiu o mestrado em Enfermagem em Saúde Pública também na EERP-USP (1999) e realizou doutorado em Enfermagem em Saúde Pública nessa mesma escola (2003). Concluiu o pós-doutorado na França em 2012 junto ao laboratório de pesquisas EMA (Escola, Mutação e Aprendizagem) aprimorando seus conhecimentos sobre a análise institucional.Trabalhou cerca de 20 anos na prestação de cuidados de enfermagem em saúde mental e saúde coletiva. Também atuou como docente na graduação de enfermagem e medicina da Universidade de Ribeirão Preto- UNAERP. Atualmente é docente no Departamento Materno Infantil e Saúde Pública da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Membro do Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva (NUPESCO) desde 1988 e participante da Rede de enfermeiros doutores em Ciências da França (RESiDOC) e da rede internacional francofônica de pesquisa socioclínica coordenada pelo professor Gilles Monceau. Participa do RESEAU International RECHERCHE AVEC que inclui membros do Brasil, Mexico, França e Canadá cordenada por Gilles Monceau (Université de Cergy-Pontoise - France) e Marguerite Souliére (Université de Ottawa- Canadá).Tem experiência na assistencia, ensino e pesquisa em enfermagem, com ênfase em Enfermagem de Saúde Pública, atuando principalmente nas seguintes temáticas: grupos operativos, trabalho em equipe, enfermagem em saúde coletiva, análise institucional processo de gestão, saúde da família e educação permanente em saúde.

Raquel Dully Andrade, Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade Passos

Possui Graduação em Enfermagem pela Fundação de Ensino Superior de Passos (FESP) vinculada à Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG (2001), Especialização em Enfermagem Obstétrica pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto-FAMERP (2007), Mestrado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo-USP (2004) e Doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo-USP (2012). Tem experiência na área de Saúde Pública, especialmente na Atenção Primária à Saúde, atuou como enfermeira de uma unidade da Estratégia de Saúde da Família (ESF) e como Coordenadora Municipal da ESF no município de Passos-MG, coordenando 17 Equipes de Saúde da Família. Foi docente da Fundação de Ensino Superior de Passos (FESP/UEMG), no período de 2004 a 2014. Atualmente é docente na UEMG - Unidade de Passos (desde 2015). É professora no Curso de Enfermagem, atuando principalmente nos seguintes temas: Atenção Primária à Saúde, Atenção Materno-Infantil, Ginecologia, Obstetrícia, Estratégia de Saúde da Família, Gestão em Saúde, Organização dos Serviços de Saúde, Sexualidade e DST/AIDS, Metodologia de Pesquisa e Patologia. Integra o Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Enfermagem e o Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da UEMG - Unidade de Passos. É Coordenadora de Projetos Acadêmicos no Ambulatório Escola (Serviço de Referência Regional para DST/AIDS e Hepatites Virais). Integrou a Comissão Própria de Avaliação (CPA) do Curso de Enfermagem e foi coordenadora do Sistema de Egressos da FESP. Docente também nos cursos de Nutrição, Biomedicina e Estética e Cosmética, ministrando conteúdos referentes à Metodologia de Pesquisa e Formação Geral. Coordena e integra equipes de projetos de pesquisa e extensão.

Publicado

2016-04-05

Como Citar

1.
Souza C de P, Piantino CB, Queiroz CA de, Maia MAC, Fortuna CM, Andrade RD. Incidência de transmissão vertical do HIV entre gestantes soropositivas cadastradas em um serviço de referência regional Incidence of HIV vertical transmission among HIV-positive pregnant women treated at a regional reference service. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 5º de abril de 2016 [citado 18º de abril de 2024];8(2):4526-37. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/4964

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics