Diagnósticos e intervenções de enfermagem para a pessoa com insuficiência cardíaca descompensada Nursing diagnoses and interventions for people with decompensated heart failure

Autores

  • Mailson Marques de Sousa Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Angela Amorim de Araújo Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Maria Eliane Moreira Freire Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Jacira dos Santos Oliveira Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Simone Helena dos Santos Oliveira Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2016.v8i4.5025-5031

Palavras-chave:

insuficiência cardíaca, diagnósticos de enfermagem, processo de enfermagem.

Resumo

Objetivo: identificar os diagnósticos e intervenções de enfermagem a pessoa com insuficiência cardíaca descompensada. Método: estudo descritivo, observacional e transversal do tipo relato de caso clínico. O lócus foi à unidade de terapia intensiva de um hospital terciário de ensino. Utilizou-se a nomenclatura Diagnósticos e Intervenções de Enfermagemdesenvolvida e validada para o referido hospital, conforme termos da Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem (CIPE®). Resultados: foram estabelecidos diagnósticos de enfermagem a partir dos sinais e sintomas clínicos durante a admissão do paciente com insuficiência cardíaca descompensada. Os termos identificados mais comuns à doença foram: dispneia, edema, fadiga, débito cardíaco diminuído e arritmia. Conclusão: os diagnósticos/intervenções de enfermagem contribuem para a atuação do enfermeiro na tomada de decisão e manejo do paciente com insuficiência cardíaca descompensada, possibilitando realizar uma sistematização da assistência de enfermagem eficaz e resolutiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mailson Marques de Sousa, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Enfermeiro. Residência em Enfermagem Cardiovascular. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Paraíba (PPGEnf/UFPB).

Angela Amorim de Araújo, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Enfermeira. Doutora em Gerontologia Biomédica. Docente da Escola Técnica em Saúde da Universidade Federal da Paraíba (ETS/UFPB).

Maria Eliane Moreira Freire, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente do Departamento de Enfermagem Clínica da Universidade Federal da Paraíba (DENC/UFPB).

Jacira dos Santos Oliveira, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente do Departamento de Enfermagem Clínica da Universidade Federal da Paraíba (DENC/UFPB).

Simone Helena dos Santos Oliveira, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente da Escola Técnica em Saúde e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Paraíba (ETS/PPGEnf/UFPB).

Publicado

2016-10-04

Como Citar

1.
Sousa MM de, Araújo AA de, Freire MEM, Oliveira J dos S, Oliveira SH dos S. Diagnósticos e intervenções de enfermagem para a pessoa com insuficiência cardíaca descompensada Nursing diagnoses and interventions for people with decompensated heart failure. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 4º de outubro de 2016 [citado 29º de março de 2024];8(4):5025-31. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/4952

Edição

Seção

Artigo Original

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Plum Analytics