THE TEACHING OF ELDER-NURSING CONSULTATION IN THE CONTEXT OF PUBLIC HEALTH:

Autores

  • Geilsa Soraia Cavalcanti Valente Universidade Federal Fluminense
  • Miriam Marinho Chrisostimo Universidade Federal Fluminense
  • Marcelle Nolasco Gomes Rodrigues Universidade Federal Fluminense
  • Selma Petra Sá Universidade Federal Fluminense
  • Mirian da Costa Lindolpho Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2010.v2i1.%25p

Palavras-chave:

Ensino, Internato e Residência, consulta de enfermagem

Resumo

Objetivo: descrever a vivência do residente junto aos alunos de graduação em enfermagem no ensino/orientação da consulta.O presente relato trata da experiência vivida pelos residentes de Enfermagem do Curso de Especialização em Saúde Coletiva nos Moldes de Residência da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense, durante a permanência no campo de atuação no programa interdisciplinar de geriatria e gerontologia da universidade junto aos alunos de graduação em enfermagem desta escola. Os graduandos têm como campo de estágio o laboratório de práticas em enfermagem do Programa, onde são realizadas consultas de enfermagem ambulatorial e domiciliar com o paciente idoso e seus cuidadores. Neste campo os alunos sempre estiveram sob a atenção contínua dos professores, no entanto, com a inserção do residente de enfermagem no programa, o perfil da supervisão dos discentes sofreu algumas alterações, pois começaram a ser supervisionados também pelo residente. Conclusão:Tal modificação trouxe liberdade na troca de conhecimento e na relação com o cliente para o estudante de graduação em enfermagem durante a realização da ação intencional do enfermeiro, consulta de enfermagem, e para o residente, mostrou ser uma experiência inovadora pelo fato da inter-relação entre o ensino, residente e acadêmico, na presença do cliente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Geilsa Soraia Cavalcanti Valente, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Enfermagem pela EEAN/UFRJ; Professora Adjunto da EEAAC/UFF

Miriam Marinho Chrisostimo, Universidade Federal Fluminense

Mestre em Educação pela UNIVERSO, Professora do Departamento de Fundamentos de Enfermagem e Administração da EEAAC/UFF

Marcelle Nolasco Gomes Rodrigues, Universidade Federal Fluminense

REsidente em Enfermagem em Saúde Coletiva pela EEAAC/UFF

Selma Petra Sá, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Enfermagem, Professora titular do Departamento de Fundamentos de Enfermagem e Administração da EEAAC/UFF

Mirian da Costa Lindolpho, Universidade Federal Fluminense

Mestre em Enfermagem, Professora do Departamento de Fundamentos de Enfermagem e Administração da EEAAC/UFF

Downloads

Publicado

2010-03-03

Como Citar

1.
Valente GSC, Chrisostimo MM, Gomes Rodrigues MN, Sá SP, Lindolpho M da C. THE TEACHING OF ELDER-NURSING CONSULTATION IN THE CONTEXT OF PUBLIC HEALTH:. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 3º de março de 2010 [citado 29º de março de 2024];2(1). Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/492

Edição

Seção

Experience Report

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Plum Analytics