A teoria em prática: interlocução ensino-serviço no contexto da atenção primária à saúde na formação do(a) enfermeiro(a) The theory into practice: teaching-service dialogue in the context of primary healthcare in the training of nurses

Autores

  • Cássio de Almeida Lima Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).
  • Jucimere Fagundes Durães Rocha Unimontes.
  • Maisa Tavares de Souza Leite Unimontes.
  • Amanda Gesiele Pereira Santos Unimontes.
  • Bianca Gonçalves Rodrigues Unimontes.
  • Amanda Fonseca Moura Lafetá Unimontes.

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2016.v8i4.5002-5009

Palavras-chave:

Estudantes de Enfermagem, Educação em Enfermagem, Cuidados de Enfermagem, Atenção Primária à Saúde

Resumo

Objetivo: Compreender as percepções dos estudantes do Curso de Graduação em Enfermagem acerca da sua inserção na prática dos serviços da Atenção Primária à Saúde. Métodos: Estudo descritivo, com abordagem qualitativa e enfoque fenomenológico, realizado no Curso de Graduação em Enfermagem em uma universidade pública estadual do Brasil. A análise das entrevistas realizadas ocorreu por meio das etapas metodológicas da fenomenologia: descrição, redução, compreensão, análise ideográfica e nomotética. Resultados: A compreensão da essência do fenômeno desvelou a categoria interlocução ensino-serviço no contexto da Atenção Primária à Saúde: significados para o graduando em enfermagem. Tem-se contemplado de maneira positiva a interlocução entre o ensino e os cuidados primários de saúde, com a imersão do acadêmico na vivência da realidade do SUS. Conclusão: A imersão nos cuidados e serviços primários de saúde tem promovido uma efetiva interlocução ensino-serviço, corrobora os pressupostos das Diretrizes Curriculares Nacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cássio de Almeida Lima, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).

Enfermeiro. Graduado pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Montes Claros (MG), Brasil.

Jucimere Fagundes Durães Rocha, Unimontes.

Enfermeira. Especialista em Saúde da Família, Mestranda em Ensino em Saúde. Professora do Departamento de Enfermagem da Unimontes e da Associação Educativa do Brasil (SOEBRAS). Montes Claros (MG), Brasil.

Maisa Tavares de Souza Leite, Unimontes.

Enfermeira. Doutora em Ciências. Professora do Departamento de Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS) da Unimontes. Montes Claros (MG), Brasil.

Amanda Gesiele Pereira Santos, Unimontes.

Enfermeira. Pós-Graduanda em Emergência Trauma e Terapia Intensiva pela Unimontes. Montes Claros (MG), Brasil.

Bianca Gonçalves Rodrigues, Unimontes.

Enfermeira. Graduada pela Unimontes. Montes Claros (MG), Brasil.

Amanda Fonseca Moura Lafetá, Unimontes.

Enfermeira. Graduada pela Unimontes. Montes Claros (MG), Brasil.

Publicado

2016-10-04

Como Citar

1.
de Almeida Lima C, Fagundes Durães Rocha J, Tavares de Souza Leite M, Gesiele Pereira Santos A, Gonçalves Rodrigues B, Fonseca Moura Lafetá A. A teoria em prática: interlocução ensino-serviço no contexto da atenção primária à saúde na formação do(a) enfermeiro(a) The theory into practice: teaching-service dialogue in the context of primary healthcare in the training of nurses. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 4º de outubro de 2016 [citado 28º de março de 2024];8(4):5002-9. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/4645

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics