Ações preventivas em úlceras por pressão realizadas por enfermeiros na atenção básica Preventive actions in pressure ulcers carried out by nurses in primary care

Autores

  • Chrystiany Plácido de Brito Vieira Universidade Federal do Piauí
  • Expedito Weslley Ferreira de Oliveira Universidade Federal do Piauí.
  • Márcia Gabriela Costa Ribeiro Universidade Federal do Piauí.
  • Maria Helena Barros Araújo Luz Universidade Federal do Piauí.
  • Olívia Dias de Araújo Universidade Federal do Piauí.
  • Antônio Francisco Machado Pereira Universidade Federal do Piauí.

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2016.v8i2.4447-4459

Palavras-chave:

Atenção primária à saúde, úlcera por pressão, enfermagem.

Resumo

Objetivo: Analisar o escore de risco de úlceras por pressão em pacientes acamados no domicílio e as medidas preventivas realizadas por enfermeiros da Estratégia Saúde da Família no município de Teresina-PI, Brasil. Método: Investigação descritiva de corte transversal. Dados coletados em novembro e dezembro de 2014, por meio de entrevista com seis enfermeiros e 32 acamados domiciliares das seis equipes pesquisadas. Resultados: A maioria dos pacientes era idosa, do sexo feminino e apresentava um ou mais fatores de risco. O risco moderado de desenvolvimento desse agravo possuiu maior frequência (50%). Os enfermeiros conheciam as principais medidas para evitá-las, no entanto utilizavam somente e/ou principalmente as de risco baixo. Conclusão: As medidas realizadas ou orientadas eram insuficientes para atender às necessidades dos pacientes, pois a maioria foi classificada como risco moderado e alto na escala de Braden, cujo Ministério da Saúde recomenda a associação de outras medidas. Descritores: Atenção primária à saúde, úlcera por pressão, enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Chrystiany Plácido de Brito Vieira, Universidade Federal do Piauí

Enfermeira. Mestre em Cuidados Clínicos em Saúde pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Universidade Fedearal do Piauí (UFPI). Docente Assistente 1 do Departamento de Enfermagem da UFPI Teresina-PI. Área: saúde do idoso, cuidadores informais e feridas.

Expedito Weslley Ferreira de Oliveira, Universidade Federal do Piauí.

Enfermeiro. Graduado pela Universidade Federal do Piauí. Área enfermagem.

Márcia Gabriela Costa Ribeiro, Universidade Federal do Piauí.

Enfermeira. Graduada pela Universidade Federal do Piauí.

Maria Helena Barros Araújo Luz, Universidade Federal do Piauí.

Enfermeira. Mestre e doutora em Enfermagem pela EEAN/UFRJ. Pós-Graduada em Estomaterapia USP- São Paulo-SP. Docente - Professora Associada do Depto de Enfermagem da UFPI - Teresina-PI. Atua na Graduação e Programa de Pos-Graduação -Mestrado e Doutorado em Enfermagem, na linha de pesquisa: Processo de cuidar em saúde e enfermagem e área de concentração: A Enfermagem no contexto social brasileiro. Desenvolve pesquisa com abordagem qualitativa e quantitativa com ênfase, em estomia, úlcera por pressão, perfil da clientela, conhecimento e prática da assistência de enfermagem.

Olívia Dias de Araújo, Universidade Federal do Piauí.

Enfermeira. Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Doutoranda do Programa de Pós- Graduação em Enfermagem da UFPI. Docente Assistente 1 da UFPI Teresina-PI. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem em Saúde da Criança, Adolescente e Saúde Pública (doenças negligenciadas- Hanseníase) e Aids.

Antônio Francisco Machado Pereira, Universidade Federal do Piauí.

Enfermeiro. Especialização em Nefroloogia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Especialização em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Enfermagem em Dermatologia (SOBENDE) e mestrado em Enfermagem (Dermatologia - Tratamento de feridas) pela Universidade Federal de São Paulo. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em clínica médico-cirúrgica, hemodinâmica, urgência e emergência, unidade de terapia intensiva (UTI).

Publicado

2016-04-05

Como Citar

1.
Vieira CP de B, Oliveira EWF de, Ribeiro MGC, Luz MHBA, Araújo OD de, Pereira AFM. Ações preventivas em úlceras por pressão realizadas por enfermeiros na atenção básica Preventive actions in pressure ulcers carried out by nurses in primary care. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 5º de abril de 2016 [citado 28º de março de 2024];8(2):4447-59. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/4617

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics