Integrative review on oral cancer

Autores

  • Luana Kelle Batista Moura
  • Andrea Marcia Marcaccini
  • Francisca Tereza Coelho Matos
  • Álvaro Francisco Lopes de Sousa
  • Glícia Cardoso Nascimento UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
  • Maria Eliete Batista Moura

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2014.v6i5.164-175

Palavras-chave:

Saúde oral, Câncer oral, Odontologia.

Resumo

Objetivo: Analisar estudos nacional e internacional sobre o câncer bucal. Método: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura. Foram selecionados 28 artigos que atenderam aos critérios de inclusão da pesquisa. Os dados foram processados no software IRAMUTEC e analisados pela classificação hierárquica descendente com base no dendograma. Resultados: Foram apresentados em 05 classes, a saber: 1-A prevenção e o tratamento das morbidades orais. 2- A reabilitação do paciente com câncer de boca. 3-Qualidade de vida dos pacientes em terapia para câncer bucal. 4- A equipe profissional multidisciplinar de saúde nos cuidados de prevenção do câncer oral. 5- O rastreio do câncer oral para diminuição da prevalência. Conclusão: O câncer oral é um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo.  Há necessidade de maiores investimentos nas pesquisas relacionadas com o câncer bucal e implementação das políticas públicas para o rastreio do câncer oral e diminuição da prevalência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Glícia Cardoso Nascimento, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

Acadêmica de Enfermagem na Universidade Federal do Piauí - UFPI. Faz parte do Núcleo de Pesquisa em Prevenção e Controle de Infecção em Serviços de Saúde da Universidade Federal do Piaui-CNPq como aluno pesquisador atuando na linha de pesquisa-Prevenção e Controle de Infecção Hospitalar. É atualmente aluna do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica- PIBIC, com o projeto: Prevalência de Staphylococcus aureus no local de inserção do cateter venoso central em pacientes da terapia intensiva.

Publicado

2014-12-01

Como Citar

1.
Moura LKB, Marcaccini AM, Matos FTC, Sousa Álvaro FL de, Nascimento GC, Moura MEB. Integrative review on oral cancer. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 1º de dezembro de 2014 [citado 28º de março de 2024];6(5):164-75. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/4516

Edição

Seção

Revisão Integrativa de Literatura

Plum Analytics