Procedimento operacional padrão no ambiente hospitalar: percepção de enfermeiros Standard operating procedure in the hospital context: the nurses’ perception

Autores

  • Rossana da Rosa Walter
  • Maria Helena Gahlen Centro Universitário Franciscano
  • Silomar Ilha Universidade Federal do Rio Grande
  • Claudia Zamberlan Centro Universitário Franciscano
  • Hilda Maria Barbosa de Freitas Centro Universitário Franciscano
  • Fabiani Weiss Pereira Universidade Federal do Rio Grande

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2016.v8i4.5095-5100

Palavras-chave:

Protocolos, liderança, pessoal de saúde, enfermagem.

Resumo

Objetivo: Conhecer a percepção de enfermeiros acerca do desenvolvimento do Procedimento Operacional Padrão no ambiente hospitalar. Métodos: Pesquisa exploratória, descritiva de caráter qualitativo, desenvolvida entre os meses de março a abril de 2011, com cinco enfermeiros que trabalham nas unidades de internação de um hospital de médio porte, localizado em uma cidade da região central do Rio Grande do Sul. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada e foram submetidos a análise de conteúdo. Resultados: Emergiram duas categorias: Procedimento Operacional Padrão no cotidiano da práxis do enfermeiro: uma realidade a ser construída; Da visibilidade do Procedimento Operacional Padrão à organização do cuidado de enfermagem. Conclusão: Evidencia-se a importância de uma equipe qualificada à implementação do Procedimento Operacional Padrão, por meio de protocolos dentro das unidades, diminuindo, dessa forma, os problemas existentes com relação ao cuidado do paciente, priorizando a qualidade do atendimento. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rossana da Rosa Walter

Enfermeira. Especialista em Enfermagem em Cuidado Intensivos adulto, pediátrico e Neonatal. Profissional autônomo. Santa Maria, RS, Brasil.

Maria Helena Gahlen, Centro Universitário Franciscano

Enfermeira. Mestre em Educação. Docente do curso de Enfermagem do Centro Universitário Franciscano. Santa Maria, RS, Brasil.

Silomar Ilha, Universidade Federal do Rio Grande

Enfermeiro. Mestre em Enfermagem. Doutorando em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGEnf) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Bolsista CAPES. Rio Grande, RS, Brasil.

Claudia Zamberlan, Centro Universitário Franciscano

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente do Centro Universitário Franciscano. Santa Maria, RS, Brasil.

Hilda Maria Barbosa de Freitas, Centro Universitário Franciscano

Enfermeira. Doutora em Ciências. Docente do Centro Universitário Franciscano. Santa Maria, RS, Brasil.

Fabiani Weiss Pereira, Universidade Federal do Rio Grande

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Doutoranda em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGEnf) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Bolsista CAPES. Rio Grande, RS, Brasil.

Publicado

2016-10-04

Como Citar

1.
da Rosa Walter R, Gahlen MH, Ilha S, Zamberlan C, Barbosa de Freitas HM, Weiss Pereira F. Procedimento operacional padrão no ambiente hospitalar: percepção de enfermeiros Standard operating procedure in the hospital context: the nurses’ perception. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 4º de outubro de 2016 [citado 26º de abril de 2024];8(4):5095-100. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/4413

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics