Percepção dos usuários sobre os grupos de educação em saúde do pet - vigilância em saúde Patients´ perception of groups on health education of pet health surveillance

Autores

  • Bruna Riechel Strehlow
  • Letícia Dahmer
  • Tiago Bittencourt de Oliveira Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões- campus Santo Ângelo, RS./Departamento Ciências da Saúde.
  • Rosane Teresinha Fontana Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões- campus Santo Ângelo, RS./Departamento Ciências da Saúde.

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2016.v8i2.4243-4254

Palavras-chave:

Educação em Saúde, Hipertensão, Diabetes Mellitus, Atenção Primária à Saúde, Pesquisa Qualitativa.

Resumo

OBJETIVO: Descrever as percepções dos usuários acerca dos grupos de educação em saúde do PET – Vigilância em Saúde. MÉTODOS: Os dados foram coletados, durante o primeiro semestre de 2014, mediante entrevistas com usuários hipertensos e/ou diabéticos dos grupos de educação em saúde realizados em um município no noroeste do estado do Rio Grande do Sul. Os dados foram analisados por meio de técnica de análise do conteúdo das falas, na modalidade de análise de temática. Os resultados foram agrupados em categorias de análise. RESULTADOS: Constatou-se que os participantes avaliam as atividades como boas ou muito boas. CONCLUSÃO: A educação em saúde para a prevenção das complicações destas patologias, assim como investimentos do setor da saúde em ações para com estes usuários são estratégias para alcançar uma melhor qualidade de vida.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruna Riechel Strehlow

Graduanda em Enfermagem pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões- campus Santo Ângelo/RS.

Letícia Dahmer

Graduanda em Farmácia pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões- campus Santo Ângelo/RS.

Tiago Bittencourt de Oliveira, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões- campus Santo Ângelo, RS./Departamento Ciências da Saúde.

Departamento Ciências da Saúde. Farmacêutico. Mestre. Atua nos cursos de Farmácia e Enfemagem.

Rosane Teresinha Fontana, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões- campus Santo Ângelo, RS./Departamento Ciências da Saúde.

Doutora em Enfermagem. Professora dos Cursos de Graduação e Pós Graduação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, campus Santo Ângelo/RS Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Enfermagem, Saúde e Educação - URISAN/RS

Publicado

2016-04-04

Como Citar

1.
Strehlow BR, Dahmer L, de Oliveira TB, Fontana RT. Percepção dos usuários sobre os grupos de educação em saúde do pet - vigilância em saúde Patients´ perception of groups on health education of pet health surveillance. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 4º de abril de 2016 [citado 29º de março de 2024];8(2):4243-54. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/4243

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics