A equipe de enfermagem frente aos acionamentos de alarmes em unidade de terapia intensiva neonatal The nursing team before alarm triggering in the neonatal intensive care unit

Autores

  • Cristiano Bertolossi Marta Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Helio Casemiro Seabra Junior Universidade Veiga de Almeida
  • Dayane José da Costa Universidade Veiga de Almeida
  • Gicilene Moreira Martins Universidade Veiga de Almeida
  • Roberto Carlos Lyra Silva Universidade Federal do Estado do Rio de janeiro
  • Leonardo Santos Pereira Universidade Veiga de Almeida

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2016.v8i3.4773-4779

Palavras-chave:

recém-nascido, enfermagem, alarmes, unidade neonatal

Resumo

Objetivos: Descrever e Discutir as condutas dos profissionais de enfermagem diante dos alarmes disparados pelos equipamentos eletromédicos. Método: Trata-se de um estudo descritivo, exploratório e com análise qualitativa. Resultados: Os profissionais apresentam uma boa qualificação, porém atuam num cenário complexo que exige um dimensionamento de pessoal diferenciado e que não foi respeitado, fato que pode ter interferido no atendimento ao alarme acionado. Conclusão: Diante dos fatos mencionados, percebe-se que a capacitação dos profissionais de enfermagem e o estímulo a atualização de conhecimentos e ao cumprimento das normas técnicas e operacionais da profissão, apresentam-se como solução bem adequada às necessidades do individuo e da empresa e/ou unidade hospitalar, visto que o objetivo final é a prestação de uma assistência de qualidade e a segurança do paciente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiano Bertolossi Marta, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeiro. Doutor em Enfermagem. Professor Adjunto do Departamento de Fundamentos de Enfermagem da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Helio Casemiro Seabra Junior, Universidade Veiga de Almeida

Enfermeiro. Mestre. Professor Assistente do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Veiga de Almeida - Campus Cabo Frio.

Dayane José da Costa, Universidade Veiga de Almeida

Enfermeira. Universidade Veiga de Almeida.

Gicilene Moreira Martins, Universidade Veiga de Almeida

Enfermeira. Universidade Veiga de Almeida.

Roberto Carlos Lyra Silva, Universidade Federal do Estado do Rio de janeiro

Doutor em Enfermagem. Professor Adjunto da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto da Universidade Federal do Estado do Rio de janeiro.

Leonardo Santos Pereira, Universidade Veiga de Almeida

Professor Assistente do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Veiga de Almeida

Publicado

2016-07-15

Como Citar

1.
Marta CB, Seabra Junior HC, Costa DJ da, Martins GM, Silva RCL, Pereira LS. A equipe de enfermagem frente aos acionamentos de alarmes em unidade de terapia intensiva neonatal The nursing team before alarm triggering in the neonatal intensive care unit. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 15º de julho de 2016 [citado 29º de março de 2024];8(3):4773-9. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/4054

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics