Communitarian therapy and nursing: the phenomenon and its context

Autores

  • Clara Tavares Rangel UFRN
  • Francisco Arnoldo Nunes de Miranda UFRN
  • Kalyane Kelly Duarte de Oliveira UFRN

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2016.v8i1.3770-3779

Palavras-chave:

Saúde Mental, Enfermagem em Saúde Comunitária, Terapêutica, Promoção da saúde.

Resumo

Objetivo: analisar contextualmente o fenômeno da prática da enfermagem a partir da Terapia Comunitária Integrativa pela sumarização das produções brasileiras. Método: Trata-se de uma revisão integrativa associada ao referencial teórico de Hinds, Chaves e Cypress para discutir o fenômeno a partir de seus contextos. Resultados:  Emergiram-se contextos sobre a atuação da enfermagem na Terapia Comunitária Integrativa, a Implantação das práticas complementares e integrativas, a Produção do conhecimento sobre essa terapia e a proposta de paradigma emergente. Conclusão: A aplicação da Terapia Comunitária Integrativa surge como uma das novas práticas de atuação dos profissionais de saúde diante da vivência da nova proposta paradigmática, o que requer romper com o modelo da ciência moderna focada no biologicismo, desconstrução de percepção e formulação de novas formas de pensar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clara Tavares Rangel, UFRN

Enfermeira. Mestre. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, RN, Brasil.

Francisco Arnoldo Nunes de Miranda, UFRN

Enfermeiro. Doutor. Docente do Programa de Graduação e Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN. Bolsista Produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ). Natal, RN, Brasil.

Kalyane Kelly Duarte de Oliveira, UFRN

Enfermeira. Doutora. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, RN, Brasil.

Publicado

2016-01-06

Como Citar

1.
Rangel CT, Miranda FAN de, Oliveira KKD de. Communitarian therapy and nursing: the phenomenon and its context. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 6º de janeiro de 2016 [citado 19º de abril de 2024];8(1):3770-9. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3997

Edição

Seção

Revisão Sistemática de Literatura

Plum Analytics