Estresse no cotidiano universitário: estratégias de enfrentamento de docentes da saúde Everyday stress in the university: coping strategies of helth teachers’

Main Article Content

Luana Marcelly Nogueira de Araújo
Viviane Euzébia Pereira Santos
Cláudia Cristiane Filgueira Martins
Marta Silvânere Pereira Dantas
Natally Pereira dos Santos
Kisna Yasmin Andrade Alves

Resumo

Objetivo: investigar as estratégias de enfrentamento ao estresse desenvolvidas pelos professores do Centro de Ciências da Saúde de Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Método: estudo exploratório, descritivo, com abordagem qualitativa. A coleta de dados ocorreu no período de abril de 2012 a maio de 2013 com 37 docentes a partir de entrevista semiestruturada, sendo os dados analisados através da Análise de Conteúdo, utilizando a modalidade da análise temática. Resultados: a partir das falas dos docentes foram estruturadas as categorias Atividades de lazer; Atividades de lazer reconhecidamente escassas; Enfrentamento às situações estressantes no ambiente universitário; e Percepção da necessidade de mudança. Conclusão: foi possível perceber que os docentes identificam situações estressantes relacionadas ao trabalho e elencaram atividades de lazer para redução das tensões, que no entanto não realizam. Sugere-se maior apoio institucional e comprometimento individual na elaboração de estratégias que promovam o bem estar do trabalhador docente. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
1.
Araújo LMN de, Santos VEP, Martins CCF, Dantas MSP, dos Santos NP, Alves KYA. Estresse no cotidiano universitário: estratégias de enfrentamento de docentes da saúde Everyday stress in the university: coping strategies of helth teachers’. R. pesq. cuid. fundam. online [Internet]. 4º de outubro de 2016 [citado 28º de novembro de 2021];8(4):4956-64. Disponível em: http://www.seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3946
Seção
Research
Biografia do Autor

Luana Marcelly Nogueira de Araújo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Enfermaira graduada pela UFRN (2014).

Viviane Euzébia Pereira Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professora adjunto da graduação e pós graduação e Enfermagem da UFRN. Doutora em Enfermagem pela UFSC. Mestre em Assistência de Enfermagem pela UFSC (2002). Especialista em Administração de Serviços de Saúde pela FURG (1998). Graduação em Enfermagem pela FURG (1996).

Cláudia Cristiane Filgueira Martins, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professora da Escola de Enfermagem de Natal da UFRN. Doutoranda em Enfermagem pela UFRN. Mestre em Enfermagem pela UFRN. Graduação em Enfermagem pela UERN.

Marta Silvânere Pereira Dantas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Enfermeira graduada pela UFRN (2014).

Natally Pereira dos Santos, Universidade Federal do Rio GRande do Norte

Enfermeira graduada  pela UFRN (2014).

Kisna Yasmin Andrade Alves, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Enfermeira assistencialista na SESAP-RN. Mestre em enfermagem pela UFRN. Especialista em Saúde Coletiva com enfoque na ESF - FACEX/RN.

Plum Analytics

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>