Professional satisfaction and quality of care in oncology: the vision of health professionals

Autores

  • Letícia de Lima Trindade UDESC e UNOCHAPECÓ
  • Maiara Bordignon UNICAMP
  • Lucimare Ferraz UDESC e UNOCHAPECÓ
  • Simone Coelho Amestoy UFPel

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2015.v7i2.2383-2392

Palavras-chave:

Descritores, Satisfação no trabalho, saúde do trabalhador, garantia da qualidade dos cuidados de saúde, oncologia.

Resumo

Objetivo: identificar as estratégias utilizadas pelos profissionais da saúde que atuam na oncologia para alcançar a satisfação no trabalho, além dos recursos/ações que poderiam amenizar as fontes de insatisfação e melhorar a qualidade do cuidado. Método: trata-se de uma pesquisa qualitativa e descritiva realizada com 31 profissionais de uma equipe de saúde multidisciplinar que atua na Unidade de Internação Oncológica de um hospital geral localizado no Estado de Santa Catarina. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada e analisados conforme a Análise de Conteúdo. Resultados: a principal estratégia dos profissionais é realizar um trabalho que auxilie o paciente a enfrentar as dificuldades impostas pela doença. Entre os recursos emergiram o aumento no quadro de funcionários, atuação multidisciplinar, minimização da rotatividade e a educação permanente dos trabalhadores. Conclusão: destaca-se a importância de angariar esforços em prol da incorporação de tais recursos/ações como forma de reduzir o desgaste do trabalhador. Descritores: Satisfação no trabalho, Saúde do trabalhador, Garantia da qualidade dos cuidados de saúde, Oncologia. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Letícia de Lima Trindade, UDESC e UNOCHAPECÓ

Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Docente no Departamento de Enfermagem da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), e do Mestrado em Ciências da Saúde da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ).

Maiara Bordignon, UNICAMP

Mestranda em Enfermagem pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Enfermeira graduada pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Lucimare Ferraz, UDESC e UNOCHAPECÓ

Doutora em  Saúde Coletiva pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Docente do Departamento de Enfermagem da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), e do Mestrado em Ciências da Saúde da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ).

Simone Coelho Amestoy, UFPel

Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Docente da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Publicado

2015-04-01

Como Citar

1.
Trindade L de L, Bordignon M, Ferraz L, Amestoy SC. Professional satisfaction and quality of care in oncology: the vision of health professionals. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 1º de abril de 2015 [citado 19º de abril de 2024];7(2):2383-92. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3895

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics