Current scenario of Nephrology Nursing and Recife Metropolitan Region

Autores

  • kelly cristiane rocha lemos SOS Renal Services
  • Fábia Maria de Lima Hospital das Clínicas
  • Kheyla Santos Nascimento Hospital das Clínicas
  • Marta Nunes Lira SOS Renal Services

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2015.v7i2.2349-2361

Palavras-chave:

Cuidados de enfermagem, Diálise renal, Nefrologia.

Resumo

Objetivo: identificar como a Nefrologia vem se desenvolvendo dentro da Enfermagem, e o perfil dos enfermeiros que trabalham em clínicas de hemodiálise da cidade do Recife e Região Metropolitana. Metodologia: estudo transversal, exploratório de abordagem quantitativa, desenvolvido em 14 clínicas de hemodiálise. A amostra foi composta por 84 enfermeiros. A coleta de dados ocorreu mediante preenchimento de questionário. A análise dos dados foi feita no software SPSS versão 13. Pesquisa aprovada sob protocolo nº 2151-11 e CAAE nº 0280.0.099.000-10. Resultados: os enfermeiros possuem título de especialização em Nefrologia (66,7%), e o adquiriu em média, 62,8 meses depois de iniciada a atividade na área. Conquistas foram alcançadas pela categoria, como a autonomia profissional, o reconhecimento e respeito pelos pacientes e pela sociedade. Conclusão: enfermeiros não especializados estão sendo admitidos nos serviços de hemodiálise, devido à carência destes profissionais no mercado de trabalho. Descritores: Cuidados de enfermagem, Diálise renal, Nefrologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

kelly cristiane rocha lemos, SOS Renal Services

Enfermeira. Especialista em Nefrologia pelo Programa de Residência em Enfermagem do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco. Enfermeira assistencial da SOS Renal Services. Recife - PE, Brasil.

Fábia Maria de Lima, Hospital das Clínicas

Enfermeira. Mestre em ciências da saúde pela Universidade de Pernambuco. Doutoranda no programa de Neurociências da UFPE.  Professora da Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças da Universidade de Pernambuco FENSG/UPE, Recife, Pernambuco, Brasil.

Kheyla Santos Nascimento, Hospital das Clínicas

Enfermeira. Especialista em Nefrologia pelo Programa de Residência em Enfermagem do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco. Gerente de Enfermagem da Nefrologia do Hospital das Clínicas. Recife - PE, Brasil.

Marta Nunes Lira, SOS Renal Services

Enfermeira. Especialista em Nefrologia pelo Programa de Residência em Enfermagem do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco. Enfermeira assistencial da SOS Renal Services.  Recife - PE, Brasil

Publicado

2015-04-01

Como Citar

1.
lemos kelly cristiane rocha, Lima FM de, Nascimento KS, Lira MN. Current scenario of Nephrology Nursing and Recife Metropolitan Region. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 1º de abril de 2015 [citado 18º de abril de 2024];7(2):2349-61. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3757

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics