The voice of the teacher: a tool that needs care

Autores

  • Janaína Von Sõhsten Trigueiro UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE
  • Mariane Lorena Souza Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE
  • Rebeca Silva Brandão UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE
  • Isolda Maria Barros Torquato UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE
  • Matheus Figueiredo Nogueira UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE
  • Giorvan Ânderson Dos Santos Alves UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2015.v7i3.2865-2873

Palavras-chave:

Enfermagem, Saúde do Trabalhador, Voz

Resumo

Objetivo: Descrever a vivência de participantes do projeto de extensão “Educando o educador: promovendo a saúde ocupacional do professor” durante ações educativas direcionadas à conscientização da preservação da voz do professor. Método: Relato de experiência de natureza descritiva que abrangeu professores da zona urbana da rede municipal de ensino de Cuité-PB, realizado nos semestres acadêmicos de 2012, com oficinas semanais que adotaram as seguintes etapas: dinâmica de acolhimento, resgate do conhecimento prévio, explanação acerca do tema, esclarecimento de dúvidas e exercício vocal. Resultados: Houve a sensibilização dos professores quanto à prevenção da saúde vocal, levando-os a refletir sobre seus hábitos, sobretudo os prejudiciais, para assim corrigi-los. Conclusão: Diante da falta de cuidados com a saúde do professor e da importância de transformação na sua qualidade de vida, a resposta positiva ao projeto é um feedback da necessidade de atenção à saúde docente, principalmente a vocal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janaína Von Sõhsten Trigueiro, UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE

Enfermeira e Fonoaudióloga. Doutoranda em Enfermagem pela UFPB. Professora Assistente do Curso de Bacharelado em Enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG, campus Cuité. Endereço de correspondência: Rua Severino Massa Spinelli, nº131, aptoº 301, Tambaú, João Pessoa/PB; Tel.: (83) 99825268.

Mariane Lorena Souza Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE

Discente do curso de Bacharelado em Enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG, campus Cuité.

Rebeca Silva Brandão, UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE

Discente do curso de Bacharelado em Enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG, campus Cuité.

Isolda Maria Barros Torquato, UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE

Enfermeira e Fisioterapeuta. Mestre em Ciências da Nutrição pela UFPB. Professora Assistente do Curso de Bacharelado em Enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG, campus Cuité.

Matheus Figueiredo Nogueira, UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE

Enfermeiro. Doutorando em Saúde Coletiva pela UFRN. Professor Assistente do Curso de Bacharelado em Enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG, Campus Cuité.

Giorvan Ânderson Dos Santos Alves, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Fonoaudiólogo. Doutor em Línguística pela UFPB. Professor Adjunto do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal da Paraíba-UFPB.

Publicado

2015-07-01

Como Citar

1.
Trigueiro JVS, Silva MLS, Brandão RS, Torquato IMB, Nogueira MF, Alves G Ânderson DS. The voice of the teacher: a tool that needs care. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 1º de julho de 2015 [citado 19º de abril de 2024];7(3):2865-73. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3669

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics