The theory of social representations and quality of life\hiv\aids: Integrative literature review

Autores

  • Rodrigo Leite Hipolito Universidade Federal Fluminense
  • Denize Cristina de Oliveira UERJ
  • Antonio Marcos Tosoli Gomes UERJ
  • Tadeu Lessa da Costa UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2016.v8i1.3609-3623

Palavras-chave:

Qualidade de vida, Aids, Enfermagem

Resumo

Objetivo: Delinear o perfil das produções científicas desenvolvidas com a teoria das representações sociais que contemplam a qualidade de vida no contexto das pessoas que vivem com hiv/aids. Método: Revisão integrativa de literatura em 2014 nos portais virtuais da capes, bireme, bdenf, usp, ufrj e uerj. Resultados: Foram encontradas três publicações disponíveis na íntegra on-line, um resumo de monografia e uma tese na forma impressa e a área de predominância dos estudos foi a da psicologia social. Conclusão: Conclui-se que as consequências biopsicossociais deixam evidentes a influência da aids na qualidade de vida e a sua representação social poder-se ia constituir em uma representação mais nova ancorada na representação pré-existente da aids.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Leite Hipolito, Universidade Federal Fluminense

Doutor em Enfermagem pela Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do RJ (FENF/UERJ); Professor Adjunto da faculdade de Enfermagem da Universidade Federal Fluminense (UFF/EEAAC) Niterói, Rio de Janeiro, Brasil.

Denize Cristina de Oliveira, UERJ

Doutora em Saúde Pública; Professora Titular da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professora dos Programas de Pós-Graduação em Enfermagem e em Psicologia Social da UERJ - Rio de Janeiro, Brasil.

Antonio Marcos Tosoli Gomes, UERJ

Doutor em Enfermagem; Professor Titular da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professor do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UERJ - Rio de Janeiro, Brasil.

Tadeu Lessa da Costa, UFRJ

Doutor em Psicologia Social - IP/UERJ; Professor Adjunto Curso de Enfermagem e Obstetrícia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), campus Macaé – Rio de Janeiro, Brasil.

Publicado

2016-01-06

Como Citar

1.
Hipolito RL, Oliveira DC de, Gomes AMT, da Costa TL. The theory of social representations and quality of life\hiv\aids: Integrative literature review. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 6º de janeiro de 2016 [citado 28º de março de 2024];8(1):3609-23. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3592

Edição

Seção

Revisão Integrativa de Literatura

Plum Analytics