Knowledge and practices of nursing teachers about diagnosis of human responses

Autores

  • Jamelson dos Santos Pereira Faculdade de Juazeiro do Norte
  • Ana Luisa Brandão de Carvalho Lira Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Ana Márcia de Oliveira Instituto Centro de Ensino Tecnológico

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2015.v7i2.2628-2638

Palavras-chave:

Cuidados de Enfermagem, diagnóstico de Enfermagem, educação em enfermagem

Resumo

Objetivo: Objetivou-se discutir os saberes e práticas dos docentes de um Curso de Graduação em Enfermagem sobre o diagnóstico de respostas humanas. Métodos: Estudo qualitativo, realizado durante os anos de 2010 e 2012, com catorze docentes da graduação em enfermagem, atuantes em uma Faculdade localizada na cidade de Juazeiro do Norte - CE. Os dados foram coletados através de uma entrevista, mediante a assinatura do termo de anuência pelos participantes. Resultados: Os sujeitos concebem o diagnóstico como o julgamento clínico do enfermeiro sobre as necessidades humanas básicas do indivíduo. Os docentes inserem o tema do diagnóstico as suas atividades pedagógicas, conforme as peculiaridades de cada disciplina curricular. Conclusão: Aventa-se que os docentes aprimorem os seus saberes sobre o diagnóstico de respostas humanas e introduzam, efetivamente, a temática ao seu fazer pedagógico. Descritores: Cuidados de Enfermagem, diagnóstico de Enfermagem, educação em enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jamelson dos Santos Pereira, Faculdade de Juazeiro do Norte

Enfermeiro. Docente do Instituto Centro de Ensino Tecnológico/CENTEC, Escola Profissional de Quixadá.

Ana Luisa Brandão de Carvalho Lira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará. Professora do departamento de enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Ana Márcia de Oliveira, Instituto Centro de Ensino Tecnológico

Enfermeira. Docente do Instituto Centro de Ensino Tecnológico/CENTEC, Escola Profissional de Quixadá.

Publicado

2015-04-01

Como Citar

1.
Pereira J dos S, Lira ALB de C, Oliveira AM de. Knowledge and practices of nursing teachers about diagnosis of human responses. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 1º de abril de 2015 [citado 29º de março de 2024];7(2):2628-3. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3573

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics