Quality indicators in support of intravenous therapy in a university hospital: a contribution of nursing

Autores

  • Maria Teresa de Souza Rosa Barbosa Universidade Federal Fluminense
  • Valdecyr Herdy Alves Universidade Federal Fluminense
  • Diego Pereira Rodrigues Universidade Federal Fluminense
  • Maria Bertilla Lutterbach Riker Branco Universidade Federal Fluminense
  • Rosângela de Mattos Pereira de Souza Universidade Federal Fluminense
  • Vera Cristina Augusta Marques Bonazzi Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2015.v7i2.2277-2286

Palavras-chave:

Unidades de Terapia Intensiva, Segurança do Paciente, Cuidados de Enfermagem, Enfermagem

Resumo

Objetivos: compreender os indicadores de qualidade da assistência de terapia intravenosa na unidade de terapia intensiva neonatal de um hospital universitário. Métodos: estudo descritivo não experimental, com abordagem quantitativa na UTI Neonatal de um Hospital Universitário, por intermédio de um questionário sistematizado sobre o protocolo da assistência intravenosa: acesso venoso periférico, PICC e cateter umbilical. Foi realizado tratamento estatístico, onde os dados foram agrupados e processados no programa Microsoft Office - Excel e apresentados através de tabelas. O estudo obteve a aprovação do CEP do HUAP/UFF sob Protocolo nº 01660412.9.0000.5243. Resultados: na análise dos dados, os resultados mostraram uma maior necessidade de capacitação técnica e manutenção dos acessos do cateter venosos periférico, PICC, E cateter umbilical. Conclusão: assim, o profissional de saúde deve facilitar e promover a segurança do paciente em prol do seu bem estar e qualidade de vida, evitando os riscos e efeitos adversos.Descritores: Unidades de terapia intensiva, Segurança do paciente, Cuidados de enfermagem, Enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Teresa de Souza Rosa Barbosa, Universidade Federal Fluminense

Enfermeira, Mestranda em Materno-Infantil no Hospital Universitário Antônio Pedro, Universidade Federal Fluminense, Niterói-RJ, Brasil. 

Valdecyr Herdy Alves, Universidade Federal Fluminense

Enfermeiro, Doutor, Professor Titular do Departamento Materno-Infantil e Psiquiátrico da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense; Presidente da ABENFO-Nacional. Niterói-RJ, Brasil. 

Diego Pereira Rodrigues, Universidade Federal Fluminense

Enfermeiro, Mestrando da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, Niterói-RJ, Brasil. 

Maria Bertilla Lutterbach Riker Branco, Universidade Federal Fluminense

Enfermeira, Mestre na área Materno-Infantil no Hospital Universitário Antônio Pedro da Universidade Federal Fluminense,Niterói, Brasil. 

Rosângela de Mattos Pereira de Souza, Universidade Federal Fluminense

Enfermeira, Mestre na área Materno-Infantil no Hospital Universitário Antônio Pedro da Universidade Federal Fluminense,Niterói, Brasil.

Vera Cristina Augusta Marques Bonazzi, Universidade Federal Fluminense

Enfermeira, Mestranda na área Materno-Infantil no Hospital Universitário Antônio Pedro da Universidade Federal Fluminense, Niterói, Brasil.

Publicado

2015-04-01

Como Citar

1.
Barbosa MT de SR, Alves VH, Rodrigues DP, Branco MBLR, Souza R de MP de, Bonazzi VCAM. Quality indicators in support of intravenous therapy in a university hospital: a contribution of nursing. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 1º de abril de 2015 [citado 28º de março de 2024];7(2):2277-86. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3551

Edição

Seção

Artigo Original

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Plum Analytics