Palliative care and mourning: the understanding of medical residents

Autores

  • Maria Andréa Fernandes UFPB
  • Indiara Carvalho dos Santos Platel UFPB
  • Solange Fátima Geraldo da Costa UFPB
  • Franklin Santana Santos Pinus Longaeva
  • Ana Aline Lacet Zaccara UFPB
  • Marcella Costa Souto Duarte UFPB

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2015.v7i1.1808-1819

Palavras-chave:

Cuidados Paliativos, Luto, Profissional de Saúde.

Resumo

Objetivo: Investigar a compreensão de médicos residentes acerca dos cuidados paliativos e do luto. Métodos: Estudo exploratório, com abordagem qualitativa, realizado em agosto de 2013 com 18 médicos residentes de um Hospital Universitário localizado no município de João Pessoa/PB/Brasil. Para viabilizar a coleta dos dados, utilizou-se um instrumento contendo questões pertinentes ao objetivo do estudo. A análise foi realizada por meio da Técnica de Análise de Conteúdo. Resultados: Da análise do material empírico, emergiram duas categorias: “Cuidados que visam prover o alívio da dor e do sofrimento com ênfase na qualidade de vida e na valorização da dignidade” e “Luto é o sentimento de perda diante da morte de um ente querido”. Conclusão: Considera-se que o estudo possibilitou evidenciar a compreensão dos médicos residentes sobre os cuidados paliativos e o luto e subsidiar novas investigações a respeito da temática. Descritores: Cuidados Paliativos; Luto; Profissional de Saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Andréa Fernandes, UFPB

Enfermeira. Mestranda em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Especialista em Saúde da Família. Membro e Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Bioética – CCS/UFPB. UFPB. 

Indiara Carvalho dos Santos Platel, UFPB

Enfermeira. Especialista em Urgência e Emergência pela FIP/PB. Membro do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Bioética da Universidade Federal da Paraíba/CCS/UFPB. João Pessoa (PB), Brasil.

Solange Fátima Geraldo da Costa, UFPB

Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela Universidade de São Paulo – USP. Docente dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Paraíba – UFPB. Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Bioética – NEPB/UFPB. João Pessoa. Paraíba. Brasil. 

Franklin Santana Santos, Pinus Longaeva

Médico Geriatra. Doutor em medicina pela Faculdade de Medicina da USP. Pós-doutor em Psicogeriatria pelo Instituto Karolinska-Suécia. Sócio-fundador da Pinus Longæva Assessoria e Consultoria em Saúde e Educação.

Ana Aline Lacet Zaccara, UFPB

Enfermeira. Mestranda em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba. Membro e Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Bioética – CCS/UFPB. 

Marcella Costa Souto Duarte, UFPB

Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Membro e Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Bioética – CCS/UFPB. UFPB. 

Publicado

2015-01-01

Como Citar

1.
Fernandes MA, Platel IC dos S, Costa SFG da, Santos FS, Zaccara AAL, Duarte MCS. Palliative care and mourning: the understanding of medical residents. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 1º de janeiro de 2015 [citado 28º de março de 2024];7(1):1808-19. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3458

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics