Burnout syndrome in nurses acting in primary care: an impact on quality of life

Main Article Content

Ericka Silva Holmes
Sérgio Ribeiro dos Santos
Jamilton Alves Farias
Maria Bernadete de Sousa Costa

Resumo

OBJETIVO: Investigar a repercussão da Síndrome de Burnout (SB) na qualidade de vida dos enfermeiros que atuam na atenção básica do município de João Pessoa-PB. MÉTODOS: Estudo exploratório, de abordagem quantitativa realizada com 45 enfermeiros dos serviços de atenção básica de saúde. Os dados foram coletados nos meses de maio e junho de 2013, através de questionários, após aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa CAAE n° 15506913.1.0000.5188. Os dados foram apurados e analisados com base na estatística descritiva. RESULTADOS: Os resultados mostraram que 5 (11,1%) enfermeiras possuem sintomas do Burnout, enquanto que 7 (15,5%) têm alto risco para desenvolver a síndrome. CONCLUSÃO: Com esse estudo pode-se concluir que os sintomas da SB estão presentes nos enfermeiros da Atenção Básica, sendo a exaustão emocional o marco precursor para o seu desenvolvimento. DESCRITORES: Enfermagem, Qualidade de vida, Burnout, Saúde do Trabalhador.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
1.
Holmes ES, Santos SR dos, Farias JA, Costa MB de S. Burnout syndrome in nurses acting in primary care: an impact on quality of life. R. pesq. cuid. fundam. online [Internet]. 1º de outubro de 2014 [citado 30º de junho de 2022];6(4):1384-95. Disponível em: http://www.seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3311
Seção
Research
Biografia do Autor

Ericka Silva Holmes, UFPB

Enfermeira. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Administração e Informática em Saúde (GEPAIE). João Pessoa, PB, Brasil. E-mail: ericka_holmes@hotmail.com.

Sérgio Ribeiro dos Santos, UFPB

Enfermeiro. Doutor em Sociologia. Professor Associado do Departamento de Enfermagem Clínica do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Paraíba. Coordenador e pesquisador do Grupo de Estudo e Pesquisa em Administração e Informática em Saúde (GEPAIE). João Pessoa, PB, Brasil. E-mail: srsantos207@gmail.com

Jamilton Alves Farias, UFPB

Enfermeiro. Mestre em Serviço Social. Professor Assistente da Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, PB, Brasil. Email:jamiltonfarias@msn.com.

Maria Bernadete de Sousa Costa, UFPB

Enfermeira. Doutora em Administração Sanitária e Hospitalar. Professora Associada do Departamento de Enfermagem Clínica do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Paraíba. Membro e pesquisadora do Grupo de Estudo e Pesquisa em Administração e Informática em Saúde (GEPAIE). João Pessoa, PB, Brasil. E-mail: mbernadetesc@globo.com.

Plum Analytics

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)