A INFLUÊNCIA DA CONCEPCIÓN ARENAL NA ENFERMAGEM ESPANHOLA DURANTE A SEGUNDA METADE DO SÉCULO XIX: UM ESTUDO A PARTIR DA PERSPECTIVA DA HISTÓRIA CULTURAL E DO MODELO DIALÉTICO ESTRUTURAL.

Autores

  • José González Siles Departamento de Enfermería Universidad de Alicante

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2009.v1i2.%25p

Palavras-chave:

História da enfermagem e Enfermagem

Resumo

Objetivo: Demonstrar a influência da reforma na enfermagem Espanhola, com foco em Dona Concepción Arenal, uma personagem considerada relevante em outros contextos disciplinares: Direito, Assistência Social, Saúde e Bem-Estar do Sistema Penal, mas que quase não foram tidos em conta no panorama atual dos enfermeiros espanhóis. Método: Perspectiva teórico-metodológica partiu de uma matiz disciplinar fornecida pelo paradigma hermenêutico, história da cultura e do modelo estrutural, enquanto instrumentos de processo dialético de organizar e interpretar dados. Resultados: A hipótese inicial sustenta que: Concepción Arenal realizou um projeto de reforma que a enfermagem espanhola, mas não conseguiu implementá-la, é uma referência para a história das enfermeiras espanholas. Conclusões: Confirma-se que Concepción Arenal foi uma pioneira na reforma do sistema hospitalar, na realização de estudos de campo dos Hospitais Gerais como o de Madrid, com o objetivo de identificar necessidades e encontrar alternativas para elas.Além de outros feitos, Arenal fez um projeto de reforma da enfermagem que não se completou, devido ao momento de instabilidade geral do país. Descritores: Enfermagem; História da Enfermagem; Modelos de Enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José González Siles, Departamento de Enfermería Universidad de Alicante

Doutor em Enfermagem

Downloads

Publicado

2009-09-10

Como Citar

1.
Siles JG. A INFLUÊNCIA DA CONCEPCIÓN ARENAL NA ENFERMAGEM ESPANHOLA DURANTE A SEGUNDA METADE DO SÉCULO XIX: UM ESTUDO A PARTIR DA PERSPECTIVA DA HISTÓRIA CULTURAL E DO MODELO DIALÉTICO ESTRUTURAL. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 10º de setembro de 2009 [citado 28º de março de 2024];1(2). Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/321

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics