Nursing actions in primary care and quality of life of the elderly: integrative review

Autores

  • Camilla Dias Linhares Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Florence Romijn Tocantins Unirio
  • Adriana Lemos Unirio

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2014.v6i4.1630-1641

Palavras-chave:

Cuidados de Enfermagem, Saúde do Idoso, Qualidade de Vida

Resumo

Objetivo: Identificar em produção científica, as ações de enfermagem na Atenção Básica voltadas para a saúde da população idosa brasileira e analisar o modo como essas ações contribuem para a qualidade de vida da população idosa no Brasil.Método: Revisão Integrativa, utilizado as bases BDENF e LILACS. Os conteúdos  foram organizados, categorizados e interpretados a luz de políticas públicas. Resultados: Evidenciaram-se ações relacionadas a identificação de necessidades, capacitação e diminuição de limitações e dificuldades, contribuindo positivamente para a promoção da saúde e qualidade de vida da população idosa brasileira. Conclusão: As ações de enfermagem na Atenção Básica voltadas para a saúde da população idosa brasileira em produção científica contribuem para a qualidade de vida. Devem adequar-se a as condições biopsicossociais, serem praticáveis e aceitáveis pelo idoso, familiar e cuidador. Destaca-se a importância da capacitação e educação permanente dos profissionais de enfermagem da Atenção Primária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camilla Dias Linhares, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Graduada em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Alfredo Pinto - UNIRIO.

Florence Romijn Tocantins, Unirio

Doutor em Enfermagem; Professor titular; Departamento de Enfermagem de Saúde Pública da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto, Universidade Federal do estado do Rio de Janeiro.

Adriana Lemos, Unirio

Doutor em Saúde Coletiva; Professor adjunto; Departamento de Enfermagem de Saúde Pública da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto, Universidade Federal do estado do Rio de Janeiro.

Publicado

2014-10-01

Como Citar

1.
Linhares CD, Tocantins FR, Lemos A. Nursing actions in primary care and quality of life of the elderly: integrative review. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 1º de outubro de 2014 [citado 16º de abril de 2024];6(4):1630-41. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3209

Edição

Seção

Revisão Integrativa de Literatura

Plum Analytics