Vulnerability and access in adolescent health in view of the parents

Autores

  • Dener Carlos dos Reis UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS e Fundação Oswaldo Cruz-MG
  • Rodrigo Henrique Alves Universidade Federal de Minas Gerais
  • Natália Angelica Fernandes Jordão Universidade Federal de Minas Gerais
  • Ana Maria Viegas Secretaria Municipal de Saúde de Contagem
  • Simone Mendes Carvalho Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2014.v6i2.594-606

Palavras-chave:

saúde do adolescente, vulnerabilidade, enfermagem, medicina de família e comunidade.

Resumo

Objetivo: analisar a percepção de pais sobre vulnerabilidades e necessidades de acesso em saúde na adolescência no município de Contagem/Minas Gerais. Método: Trata-se de estudo descritivo desenvolvido com 94 pais de adolescentes de 12 escolas públicas municipais que responderam a um questionário semiestruturado e autoaplicável. As informações foram analisadas a partir do modelo de análise de conteúdo proposto por Bardin. Resultados: a exposição/utilização de drogas, hábitos alimentares inadequados, barreiras no acesso em saúde e comportamentos de risco/agravos associados à sexualidade foram as principais vulnerabilidades à saúde na adolescência apontadas pelos participantes.  Apesar de priorizarem a consulta médica e odontológica, mencionaram a importância da enfermagem no acesso às ações de saúde na adolescência, como à vacinação, grupos educativos e avaliação do crescimento/desenvolvimento dos adolescentes. Conclusão: a promoção da saúde dos adolescentes demanda por constante avaliação das situações e níveis de vulnerabilidades à saúde desse grupo através do Programa Saúde na Escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dener Carlos dos Reis, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS e Fundação Oswaldo Cruz-MG

Doutorado em Ciência e Enfermagem pela Escola de Enfermagem da UFMG, Brasil(2009). Professor Adjunto da Universidade Federal de Minas Gerais, Pesquisador em Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz, Minas Gerais, Brasil

Rodrigo Henrique Alves, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutorando em Ecologia pelo Instituto de Ciências Biológidas da Universidade Federal de Minas Gerais.

Natália Angelica Fernandes Jordão, Universidade Federal de Minas Gerais

Acadêmica do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais.

Ana Maria Viegas, Secretaria Municipal de Saúde de Contagem

Graduação em ENFERMAGEM E OBSTETRICIA pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Docente da Faculdade de Educação e Ciências de Contagem, MG. Referência Técnica em Doenças e Agravos Transmissíveis. Enfermeira da Atenção à Saúde. Tem experiência na assistência de Enfermagem, com ênfase em atenção básica saúde integral do adulto,adolescente e criança e em equipe multidisciplinar e educação.

Simone Mendes Carvalho, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO - 2001), Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro ( UNIRIO -2004) e Doutorado em Ciências na área de saúde pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca ( ENSP/FIOCRUZ - 2009). Atualmente é professora Adjunto do Departamento Materno infantil e Saúde Pública da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). 

Publicado

2014-03-28

Como Citar

1.
dos Reis DC, Alves RH, Jordão NAF, Viegas AM, Carvalho SM. Vulnerability and access in adolescent health in view of the parents. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 28º de março de 2014 [citado 16º de abril de 2024];6(2):594-606. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3040

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics