Medicinal plants used in the process of wound healing by growers in the south region of the RS state
Main Article Content
Resumo
Objetivo: Relatar as plantas utilizadas por agricultores da região Sul do Rio Grande do Sul, no processo de cicatrização de feridas. Métodos: Pesquisa descritiva que analisou dados qualitativos, realizada com 31 agricultores da região Sul do Rio Grande do Sul. Os dados foram coletados entre janeiro de 2009 e julho de 2010, através da entrevista semiestruturada, observação simples, com registro fotográfico das plantas medicinais e georeferenciamento. Os dados foram analisados comparando as informações citadas com estudos científicos. Resultados: Foram citadas 34 plantas utilizadas na cicatrização de feridas. Entre estas para 24 foram encontrados estudos com potencial cicatrizante, anti-inflamatório, antimicrobiano e analgésico que podem ser associadas à cicatrização. Conclusão: Este estudo mostrou que 86% das plantas citadas pelos agricultores está condizente com a pesquisa feita na literatura científica, destacando a importância dos profissionais de saúde em estimular o uso das plantas medicinais com efeito comprovado.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Article Details
Como Citar
1.
Costa Vargas NR, Ceolin T, Zdanski de Souza AD, da Costa Mendieta M, Ceolin S, Heck RM. Medicinal plants used in the process of wound healing by growers in the south region of the RS state. R. pesq. cuid. fundam. online [Internet]. 28º de março de 2014 [citado 15º de agosto de 2022];6(2):550-6. Disponível em: http://www.seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/2801
Edição
Seção
Research
TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Transfiro os direitos autorais deste artigo para a Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental - Online - RPCF, assim que ele for aceito para a devida publicação eletrônica. Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras, fotografias, bem como as eventuais traduções. O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a RPCF. Declaro que este manuscrito é original, não tendo sido submetido à publicação, na íntegra ou em partes para outros periódicos online ou não, assim cmmo em Anais de eventos científicos ou capítulos de livros.