Medicinal plants used in the process of wound healing by growers in the south region of the RS state

Main Article Content

Natália Rosiely Costa Vargas
Teila Ceolin
Andrieli Daiane Zdanski de Souza
Marjoriê da Costa Mendieta
Silvana Ceolin
Rita Maria Heck

Resumo

Objetivo: Relatar as plantas utilizadas por agricultores da região Sul do Rio Grande do Sul, no processo de cicatrização de feridas. Métodos: Pesquisa descritiva que analisou dados qualitativos, realizada com 31 agricultores da região Sul do Rio Grande do Sul. Os dados foram coletados entre janeiro de 2009 e julho de 2010, através da entrevista semiestruturada, observação simples, com registro fotográfico das plantas medicinais e georeferenciamento. Os dados foram analisados comparando as informações citadas com estudos científicos.  Resultados: Foram citadas 34 plantas utilizadas na cicatrização de feridas. Entre estas para 24 foram encontrados estudos com potencial cicatrizante, anti-inflamatório, antimicrobiano e analgésico que podem ser associadas à cicatrização. Conclusão: Este estudo mostrou que 86% das plantas citadas pelos agricultores está condizente com a pesquisa feita na literatura científica, destacando a importância dos profissionais de saúde em estimular o uso das plantas medicinais com efeito comprovado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
1.
Costa Vargas NR, Ceolin T, Zdanski de Souza AD, da Costa Mendieta M, Ceolin S, Heck RM. Medicinal plants used in the process of wound healing by growers in the south region of the RS state. R. pesq. cuid. fundam. online [Internet]. 28º de março de 2014 [citado 15º de agosto de 2022];6(2):550-6. Disponível em: http://www.seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/2801
Seção
Research
Biografia do Autor

Natália Rosiely Costa Vargas, UFPel

Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós-Graduação (PPG) da Faculdade de Enfermagem (FEn) da Universidade Federal de Pelotas/RS (UFPel). Enfermeira assistencial no Hospital de Oncologia e Cardiologia Enio Duarte Fernandes

Teila Ceolin, UFPel

Doutoranda em Enfermagem pelo PPG FEn-UFPel. Profª Assistente da FEn/UFPel.

Andrieli Daiane Zdanski de Souza, UFPel

Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós-Graduação (PPG) da Faculdade de Enfermagem (FEn) da Universidade Federal de Pelotas/RS (UFPel). Bolsista do programa de demanda social (CAPES).

Marjoriê da Costa Mendieta, UFPel

Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós-Graduação (PPG) da Faculdade de Enfermagem (FEn) da Universidade Federal de Pelotas/RS (UFPel). 

Silvana Ceolin, UFPel

Enfermeira. Doutoranda do PPG/FEn/UFPel.

Rita Maria Heck, UFPel

Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta da FEn/UFPel.

Plum Analytics

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>