THE INFLUENCE OF GRANDMOTHERS ON BREASTFEEDING OF HER GRANDCHILDREN: BELIEFS AND CULTURAL PRACTICES

Autores

  • Leila Rangel da Silva UNIRIO
  • Luana Araujo da Cruz UNIRIO
  • Eliza Cristina Macedo UNIRIO
  • Luciana Rodrigues da Silva UNIRIO
  • Monik Nowotny Gomes UNIRIO

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2013.v5i4.643-651

Palavras-chave:

Aleitamento materno, lactação, cultura, enfermagem.

Resumo

Objetivos: Conhecer as crenças e as práticas das avós com relação ao aleitamento materno; descrever a influência das avós no manejo do aleitamento das suas filhas e/ou noras. Métodos: Estudo descritivo com abordagem qualitativa. O cenário foi o Alojamento Conjunto da Maternidade do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle no Rio de Janeiro. Os sujeitos foram 20 avós que visitaram seus netos ou netas no período de internação. Coleta de dados entre os meses de março e maio de 2011. O instrumento foi um questionário preenchido pelas pesquisadoras. Resultados: As avós reconhecem a importância do aleitamento e passa esses valores para suas filhas e noras. Conclusão: As avós são peças fundamentais no apoio a mulher, durante o período de amamentação. Descritores: Aleitamento materno, lactação, cultura, enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leila Rangel da Silva, UNIRIO

Doutora em Enfermagem. Enfermeira Obstetra. Professora Associada do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto (EEAP) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Coordenadora do Núcleo de Pesquisa, Experimentação e Estudos em Enfermagem na Área da Mulher e da Criança (NuPEEMC). Orientadora do Estudo. 

Luana Araujo da Cruz, UNIRIO

Acadêmica de Enfermagem da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto (EEAP) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Bolsista PIBIC – CNPq. Membro do Núcleo de Pesquisa, Experimentação e Estudos em Enfermagem na Área da Mulher e da Criança (NuPEEMC). 

Eliza Cristina Macedo, UNIRIO

Doutoranda do PPGENFBIO - UNIRIO. Enfermeira obstetra e pediatra. Professora Assistente do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto (EEAP) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Membro do Núcleo de Pesquisa, Experimentação e Estudos em Enfermagem na Área da Mulher e da Criança (NuPEEMC). Endereço: Rua Santo Afonso, 84/202 – Tijuca/RJ. Telefones: (21) 8791-9428/3852-2482

Luciana Rodrigues da Silva, UNIRIO

Doutoranda do PPGENFBIO - UNIRIO. Professora Assistente do Departamento de Enfermagem Materno Infantil e Psiquiátrica (MEP) da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa (EEAAC) da Universidade Federal Fluminense - UFF. Membro do Núcleo de Pesquisa, Experimentação e Estudos em Enfermagem na Área da Mulher e da Criança (NuPEEMC).

Monik Nowotny Gomes, UNIRIO

Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro-UNIRIO. Especialista nos moldes de Residência pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro-UNIRIO. Enfermeira responsável pela Enfermaria de Ginecologia do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle. Enfermeira do Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia Luiz Capriglione. Membro do Núcleo de Pesquisa, Experimentação e Estudos em Enfermagem na Área da Mulher e da Criança (NuPEEMC). 

Publicado

2013-09-10

Como Citar

1.
Silva LR da, Cruz LA da, Macedo EC, Silva LR da, Gomes MN. THE INFLUENCE OF GRANDMOTHERS ON BREASTFEEDING OF HER GRANDCHILDREN: BELIEFS AND CULTURAL PRACTICES. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 10º de setembro de 2013 [citado 28º de março de 2024];5(4):643-51. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/2213

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics